Acesse nosssas redes sociais:
21 2277-3900

Clippings

Compartilhe:  

ABES Pará realiza seminário e prepara profissionais para o 28º CBESA

A ABES Seção Pará (ABES-PA), em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), realizou, no dia 17 de junho, em Belém/PA, a XII Semana ABES de Meio Ambiente. Com o tema “Alterações climáticas e impactos no saneamento", o evento teve como objetivo central dar embasamento aos acadêmicos e profissionais da região para as discussões que irão assistir no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, que será realizado de 4 a 8 de outubro, no Rio de Janeiro. 

Participaram do seminário a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), a Defesa Civil (Bombeiros) e o Diretor Regional Norte da ABES, Engº Benevenuto Vieira.

David Franco Lopes, presidente da ABES-PA, destaca um dos pontos importantes do encontro, a análise sobre as mudanças climáticas e suas implicações no saneamento. “No sudeste e no nordeste ocorre o problema das secas e, no sul e no norte, o das cheias. Os eventos extremos vão influenciar nos dois aspectos”, explica.

A discussão neste momento é interessante, afirma o engenheiro, porque avalia justamente estas duas características opostas que ocorrem no país. “Independente da alteração climática, se ela é antrópica – causada pelo homem - ou se é natural, cíclica, se ocorre a cada trezentos ou cem anos, temos que entender que essas alterações estão mais frequentes e como isso implica no saneamento, como o profissional tem que se preparar tecnicamente para se adaptar à nova realidade, para enfrentar esses novos desafios seja em situações de seca extrema, seja em situações de enchentes e como vamos dispor dos serviços de saneamento nessas duas situações”.

O resultado do encontro foi bastante positivo, conforme avalia David. “A relação institucional da ABES com diversas instituições de pesquisa foi grande. A interação profissional/aluno permitiu que alunos conhecessem o que as instituições fazem no campo de alterações climáticas, na parte de atendimentos a enchentes e mapeamentos.”

O evento, que pediu a doação de 1kg de alimento não perecível para cada participante, arrecadou 92Kg, os quais foram doados ao Grupo “Paravida”.
Para conferir a programação, obter mais informações para o 28º CBESA e fazer inscrições, acesse aqui.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento
Promoção e organização
Informações

+55 21 2277-3900
abes@abes-dn.org.br

Newsletter
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
>>>>>>