Acesse nosssas redes sociais:
21 2277-3900

Clippings

Compartilhe:  

Câmara de Indicadores apresentará pesquisa com organizações do setor

A Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental da ABES definiu sua programação para o maior congresso do setor na América Latina. A programação da CT inclui, segundo seu coordenador, Sandro Camargo, é levar a discussão sobre os resultados de uma pesquisa específica, realizada no final de 2014, com organizações do setor, às quais deveriam apontar no máximo 15 indicadores estratégicos dentro dos 87 existentes.

A Câmara promoverá uma reunião no Congresso e apresentará esses resultados. “Queremos trabalhar nessa seleção, aprofundar a discussão e tentar montar um sistema que possibilite às organizações do setor olhar esses resultados para que uns possam aprender com os outros”, explica Sandro e exemplifica: “Quando uma organização tem bons resultados de baixos índices de perdas de água, por exemplo, ela provavelmente tem práticas de gestão muito boas, que podem servir de margem para o desenvolvimento de outras organizações do setor. E quem ganha com isso é a sociedade brasileira”, afirma Sandro.

O conjunto de 87 indicadores, bem como os 15 mais importantes para o setor, segundo as organizações, funcionam sob cinco perspectivas: econômica e financeira, social e ambiental, recursos humanos, clientes (usuários, consumidores) e dos processos internos da organização.

Sandro acrescenta que o papel da Câmara é disponibilizar esses sistemas de informação e, neste contexto, a CT tem contribuído para a discussão de bons indicadores que possam ser utilizados para medir o desempenho do saneamento e fazer frente à crise hídrica que atinge algumas regiões do Brasil. “Temos esse conhecimento e colocamos à disposição do setor para que tenham empresas cada vez mais eficientes”, ressalta.

Esta eficiência, salienta Sandro, é importante para que uma maior quantidade da água captada nos mananciais seja efetivamente disponibilizada de forma correta para o usuário final, “evitando assim desde perdas durante o processo de distribuição até as perdas comerciais provocadas pela baixa redução, pela deficiência dos equipamentos de medição ou pelos `gatos´ - as ligações clandestinas -, problemas que o país enfrenta.”

Sandro ressalta que a reunião no Congresso servirá para validar os indicadores existentes hoje dentro do Guia de Referência para Medição de Desempenho (GRMD). “Vamos mostrar este alinhamento que temos feito em relação a outras iniciativas sobre da questão de medição de desempenho, tanto no Brasil como fora, como por exemplo, a IWA International Water Association, referência mundial na questão do trabalho com indicadores no saneamento, para ajudar as organizações brasileiras a terem mais eficiência nos seus sistemas de medição”, finaliza.

Promoção e organização
Informações

+55 21 2277-3900
abes@abes-dn.org.br

Newsletter
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
>>>>>>