Acesse nosssas redes sociais:
21 2277-3900

Conheça o Rio de Janeiro

Compartilhe:  

Parque Nacional da Tijuca

O Parque Nacional da Tijuca (Parna-Tijuca ou PNT), com seus 3.953ha de área, é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Criado em 6 de julho de 1961, é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Dividido em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca), o Parque corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Destaca-se na paisagem por constituir-se de um grande maciço verde, situado no centro de uma metrópole com aproximadamente seis milhões de habitantes.

Na Floresta da Tijuca existem trilhas, restaurante e o Pico da Tijuca. Na Serra Carioca o destaque é para o morro do Corcovado, mas ainda há a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e as Paineiras. Na Pedra Bonita fica localizada a rampa de voo livre.

Conheça mais

Cristo Redentor

É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Estamos falando de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno e símbolo do RJ, se pedir que pessoas falem algo que remeta ao Rio, certamente três em cada cinco dirão Cristo Redentor... Os dados que seguem a frase provam isso.

Para chegar lá em cima há duas maneiras: de van autorizada ou de trem. O Trem do Corcovado, que parte do Cosme Velho, faz um percurso de 3.800 metros em meio a jardins temáticos e a viagem dura cerca de 20 minutos. Já as vans partem de Copacabana (Praça do Lido), Largo do Machado e Paineiras - os bilhetes podem ser comprados nos locais e também pela internet.

Mais informações: http://www.corcovado.com.br/

Pão de Açúcar

A vista da Baía da Guanabara, considerada uma das paisagens mais belas do mundo, era o atrativo que levava curiosos e alpinistas a escalar o Pão de Açúcar, já em fins do século XIX.

O desenvolvimento das técnicas de engenharia e a realização da Exposição Nacional em Comemoração ao Primeiro Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional, em 1908, no bairro da Urca, motivaram o engenheiro Augusto Ferreira Ramos a idealizar um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte.

A emoção do passeio começa bem antes de se chegar ao topo do morro a bordo do bondinho envidraçado que apresenta ângulos únicos da geografia carioca. Se for possível vá ao final do dia e aproveite o por do sol e o ascender da cidade... uma experiência de tirar o fôlego!

Mais informações: http://www.bondinho.com.br/

Lagoa Rodrigo de Freitas

Espelho d'água com aproximadamente dois milhões de metros quadrados na forma de um coração. Suas margens, cercadas por parques, quadras de esportes, quiosques para alimentação, pistas para caminhadas e para passeios de bicicleta, são um dos principais pontos de atração da cidade.

Praia de Copacabana

É a praia mais famosa do mundo com seu calçadão simulando os movimentos das ondas. Seu calçadão possui vários quiosques e há sempre gente praticando esportes. Durante o ano inteiro acontecem eventos de expressão como competições mundiais de futebol, vôlei e shows de grandes celebridades mundiais e um dos maiores réveillons do mundo. Ali encontra-se também o forte construído em 1914, que conserva as características originais, com suas muralhas de 12 metros de espessura voltadas para o mar.

Site oficial:
www.copacabana.com e www.fortedecopacabana.com

Maracanã

Maracanã sempre foi templo de emoções e muitas alegrias. Recebeu o maior público da história do futebol (Brasil x Paraguai, 1969, com cerca de 200 mil torcedores), o milésimo gol do Pelé (1969), a Copa do Mundo de 1950 e os Jogos Pan-Americanos de 2007, além de shows inesquecíveis de nomes como Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones. Em 2016 será palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos e está sempre de portas abertas para todos, agora totalmente remodelado e cada vez mais preparado para receber grandes partidas. Com seus 78 mil lugares, desponta como um dos estádios mais modernos e seguros do mundo, proporcionando uma nova experiência de entretenimento e lazer com a emoção do Maraca de sempre.

É possível fazer uma visita guiada pelo estádio. Veja mais informações sobre horários e ingresso no site oficial: http://www.maracana.com/site/

Lapa

O bairro da Lapa é o reduto boêmio da cidade, com seus bares, botequins e casas de shows embaladas pelo samba, choro e MPB. Construções tradicionais estão presentes, como os Arcos da Lapa (aqueduto construído para resolver o problema de abastecimento de água, que funciona hoje como viaduto para linha de bondes), o Museu da Imagem e do Som, a Escadaria Selarón (coberta por azulejos coloridos, liga a Lapa a Santa Teresa) e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Destino, cujo nome batizou o bairro.

Armação dos Búzios

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município localizado a 173 quilômetros do centro da capital do estado. Com 23 praias e uma infinidade de restaurantes, boates e bares, Búzios é diversão garantida tanto para quem quer curtir o dia como a noite. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

Ilha Grande

Maior ilha da baía de Angra dos Reis, Ilha Grande reúne mais de cem praias - entre elas, algumas das mais bonitas do sudeste brasileiro, como Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. Foi transformada em Parque Estadual e Reserva Biológica, a natureza exuberante, a transparência das águas e a quantidade de peixes coloridos e estrelas-do-mar são alguns dos atrativos do local. O clima rústico é garantido pela informalidade do centrinho da ilha e pela ausência de carros - para chegar lá, só de barco, partindo de Angra ou Mangaratiba, em viagem de cerca de uma hora e meia.

Promoção e organização
Informações

+55 21 2277-3900
abes@abes-dn.org.br

Newsletter
28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental