ABES-RS lança III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos

A ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) lançou na última terça-feira, 18 de maio, em Caxias do Sul, a terceira edição do  Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur), que tem frequência bianual e é promovido em parceria com a Subseção Serra e a Universidade Caxias do Sul – UCS.

O evento, que contou com a presença da vice-presidente da Seção, Jussara Kalil, foi marcado pela atividade especial “Econoite”, realizada por alunos  dos cursos de Gastronomia e Turismo da Área de Conhecimento das Ciências Sociais da UCS, na disciplina Gestão de Eventos, cujo objetivo é desenvolver habilidades nos processos de gerenciamento e de organização de um evento, em todas as suas etapas (pré-evento, evento e pós-evento).

A “Econoite” é destinado a alunos, pesquisadores e professores dos cursos de Engenharia Ambiental, Turismo e Gastronomia, promotores do III Ambientur, patrocinadores, apoiadores e parceiros, imprensa e comunidade em geral.

Na ocasião, os estudantes apresentaram uma intervenção artística – com o intuito de sensibilizar sobre a questão ambiental. Houve, ainda, um bate-papo sobre gestão ambiental e empreendimentos turísticos, com a coordenadora do III Ambientur, a professora Vania Elisabete Schneider, professores e convidados vinculados ao tema.

A atividade foi organizada pelos estudantes: Ana Luiza de Oliveira Gracioli, Bruna Dal Zotto Tomiello, Cristian Omar Medina, Daniela de Oliveira Reis, Danieli da Silva Fantin, Janaine Bordin Stuani, Mauricio Ezequiel da Silva, Patricia Carvalheiro Pereira e Rodrigo Pacheco da Silva.

“Integrar os profissionais atuantes em turismo e saneamento ou meio ambiente é apostar na preservação da biodiversidade, na promoção da saúde e na sustentabilidade social e econômica das regiões beneficiadas”, ressaltou Jussara Kalil.

Ambientur

O III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos ocorrerá entre os dias 8 e 11 de junho, no município de Antônio Prado. O objetivo do evento é  proporcionar uma discussão sobre a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e saneamento ambiental, consolidar o turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural. Além disso, visa proporcionar incremento de renda local associada a prática de atividades físicas e preservação da paisagem e dos recursos hídricos, contemplando as dimensões culturais, ambientais e sociais.

 A terceira edição do Ambientur será, segundo os organizadores, ainda mais especial, visto que a Organização Mundial do Turismo (OMT), Agência das Nações Unidas, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Segundo a OMT, o principal objetivo é destacar o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultura, entre outras estratégias.

Edições anteriores

O Ambientur já foi realizado em Bento Gonçalves (em 2013) e em Canela (em 2015). Agora, Antônio Prado – município com cerca de 16 mil habitantes e que possui o maior acervo da cultura italiana em madeira do Brasil, com 48 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – será a sede do evento.

Fonte: ABES-RS

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




%d blogueiros gostam disto: