Adeus a um engenheiro sanitarista

ABES-RN perde um importante colaborador: o Engº e Prof. Cícero Onofre de Andrade Neto

No dia 22 de maio a ABES Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN) perdeu um de seus grandes membros, o engenheiro e também professor da Universidade Federal do RN, Cícero Onofre de Andrade Neto.  O professor estava na praia de Pirangi, em Parnamirim, onde faleceu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O docente chegou a receber atendimento médico emergencial na praia, mas não resistiu.

Cícero Onofre quinto da dir. para a esq.) durante o Ciclo de Debates: Desafios do Saneamento Ambiental, realizado pela ABES no RN, em abril deste ano.

Lotado no departamento de Engenharia da UFRN, Cícero Onofre tinha 65 anos e era considerado um dos docentes mais renomados da instituição. Engenheiro civil, mestre em Engenharia Civil com concentração em Engenharia Sanitária, o professor também era doutor em Recursos Naturais com concentração em Recursos Hídricos – profissional mais que reconhecido neste campo -, Qualidade e Tratamento de Águas – . Além disso, Cícero Onofre tem mais de 200 títulos publicados no domínio da Engenharia Sanitária e Ambiental, incluindo dois livros individuais e mais de 35 capítulos de outros 12 livros como autor ou coautor.

Como engenheiro, Cícero Onofre atuou como consultor eventual em engenharia sanitária e ambiental para vários órgãos e instituições de âmbito nacional e internacional, como Organização das nações Unidas, Organização Pan-Americana de Saúde, Banco Mundial, Caixa Econômica Federal, e Petrobrás, além de empresas de água e esgotos, como CAERN, CAGECE, CESB, CEDAE e EMBASA. E estava participando ativamente das discussões sobre o Reuso de Águas no RN junto à SEMARH, IGARN, CAERN e IDEMA.

Cícero Onofre  também contribuía para o desenvolvimento do Estado no âmbito da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento pela UFRN e FUNASA.

Fonte: Tribuna do Norte

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




%d blogueiros gostam disto: