Últimas Notícias

ABES apresenta experiência sobre a crise hídrica na Califórnia, em encontro promovido com AESABESP, APECS e ABIMAQ

A crise de escassez hídrica na Califórnia (EUA) e as experiências internacionais de água reciclada foram tema do encontro “Experiências na administração de secas na Califórnia”, promovido na última quarta-feira, 23 de setembro, no Espaço Vida, na SABESP Ponte Pequena, em São Paulo. O evento foi uma parceria da AESABESP com a ABES, a APECS e ABIMAQ.

Com auditório lotado, o encontro teve apresentações do presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, e de Viviana Borges, da AESABESP, que estiveram recentemente na Califórnia em uma comitiva para conhecer o trabalho do setor e as medidas de enfrentamento à crise implementadas pelos americanos. Da ABES–SP também integraram o grupo que viajou aos Estados Unidos o engenheiro Luiz Roberto Gravina Pladevall, tesoureiro da entidade e presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento de Meio Ambiente, e o diretor Helio Nazareno Padula Filho (veja lista completa abaixo). A comitiva foi organizada por iniciativa e despesas dos próprios profissionais.

“Com esse benchmarking, pudemos entender a crise na Califórnia e conhecer as ações adotadas para o uso racional da água. Visitamos estações de água reciclada, tivemos reuniões com reguladores e operadores de sistemas de água e esgoto e também conhecemos como é a participação dos consumidores no combate à crise”, explicou Pladevall, na apresentação do evento.

Em sua palestra, Dante mostrou como é feito o planejamento para o saneamento na Califórnia. “O Plano de Água tem programas claros, com investimentos previstos a longo prazo”. O presidente da ABES enfatizou ainda as ações de comunicação que os setores de saneamento colocam em prática para engajar a população no uso consciente da água e para esclarecer aos cidadãos sobre a água de reúso ou água reciclada, como os americanos chamam.

O grupo conheceu estações de reúso de água, como a Michelson Water Recycling Plant e o Groundwater Replenishment System, um dos maiores sistemas do mundo para água de reúso, e diversas empresas e departamentos responsáveis pelo saneamento em vários condados da Califórnia, como a West Basin Service Area, a Tillman Water Reclamation Plant, La Sanitation, Los Angeles Department of Water & Power e a Prefeitura de Los Angeles.

Para Dante, experiências como esta iniciativa do grupo de profissionais brasileiros têm importância fundamental para o setor de saneamento do país. “É essencial conhecer como este trabalho é feito em países que estão mais avançados. Ver o que é aplicável hoje em nossa realidade e como pode tornar-se aplicável daqui a alguns anos”, ressalta.

Além de Dante, o público assistiu às palestras de Viviana Borges, da AESABESP, que detalhou as visitas a cada estação de tratamento, e apresentações das experiências no desenvolvimento de projetos e instalações de água reciclada de Jack Bryck (Arcadis-Logos); Alexander Fortin e Helena Kubler (CH2M Hill do Brasil) e Eduardo A. Yassuda (TETRATECH Brasil).

Pladevall, Dante e Padula na Califórnia

Conheça a comitiva  que viajou à Califórnia:

Dante Ragazi Pauli
Superintendente de Planejamento Integrado da SABESP, Presidente Nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e Professor da Universidade Mackenzie.

Luiz Roberto Pladevall
Diretor da CPS Engenharia, Presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento de Meio Ambiente e Tesoureiro da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção São Paulo.

Viviana Marli Borges
Gerente da Divisão de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Operacional da Produção – da Superintendência de Produção de Água – MA da SABESP e Vice Presidente da AESABESP – Associação dos Engenheiros da SABESP

Antonio Eduardo Giansante
Professor titular na Universidade Mackenzie, professor convidado do Politécnico de Bari e da Universidade de Metz e diretor da Giansante Serviços de Engenharia;

Carlos Alberto Rosito
Ingressou em 1969 na Saint-Gobain CANALIZAÇÃO, então BARBARÁ, onde atuou até Junho de 2013, atualmente é Conselheiro da GO ASSOCIADOS e da SÃO BERNARDO PREVIDÊNCA PRIVADA.

Gesualdo Saraiva Pallerosi
Diretor da ALPHAPLAN – Consultoria e Projetos Ltda. e Diretor Técnico da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento de Meio Ambiente.

Helio Nazareno Padula Filho
Atuando na SABESP desde 1977, atualmente Gerente da Unidade Regional Jardins em São Paulo na área de Operação e Manutenção da Diretoria Metropolitana e Diretor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo

Lineu Andrade de Almeida
Consultor da L. Almeida – Consultoria & Gestão. Professor convidado para o curso de pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Mackenzie. Consultor especial da GO Associados

Rolando Gaal Vadas
Atualmente é Diretor da Hydroplan – Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e Ambientais, Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Mackenzie, Presidente da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), Grupo Brasil e Membro do Conselho de Sustentabilidade do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).

Valdir Folgosi
Diretor Comercial da Centro Projekt e Vice Presidente do SINDESAM – Sistema Nacional das Industrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental da ABIMAQ

Palestrantes brasileiros e internacionais ao final do evento, em São Paulo

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: