Últimas Notícias

UNIABES: alunos relatam experiências e destacam benefícios dos cursos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES lançou, em fevereiro deste ano, a UNIABES, extensão da entidade voltada à educação e à promoção do conhecimento para o setor de Saneamento Ambiental no Brasil (acesse aqui).

Com o objetivo central de oferecer aos profissionais da área conteúdos para capacitar e valorizar sua atuação, promovendo a qualificação do setor, a iniciativa contempla dirigentes, gerentes, supervisores e trabalhadores operacionais de sul a norte do país, por meio da plataforma EAD (ensino a distância).

Aprimorar os conhecimentos e competências, atualizar-se e ampliar as visões sobre os temas abordados nos cursos (oito, no total), além da criação de uma rede de contatos com profissionais da área, são alguns dos benefícios proporcionados pela UNIABES aos alunos.

E são eles que contam, a seguir, como está sendo essa experiência. Confira.

“Resolvi fazer o curso para me atualizar e me inteirar da calibração de modelos. Os estudos de casos estão sendo interessantes, a rede de contatos também é importante para trocarmos experiencias”. Bernardo Costa Mundim, 29, engenheiro sanitarista e ambiental, proprietário da Mundim Engenharia Consultiva, empresa de consultoria na área de Saneamento e Hidráulica. 

Monte Carmelo/MG – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Recebi uma indicação gerencial para fazer o curso que está diretamente ligado à minha atribuição, trabalho no processo de esgoto da Sabesp com o “Programa Córrego Limpo”.  O curso já está ampliando minha visão além de agregar maior conhecimento e aprendizado”. Maria Elizete de Lima Gonçalves, 51, técnica em Gestão na Sabesp.

São Paulo/SP – Curso: Despoluição de córregos em áreas urbanas.

“A realização do curso proporciona uma atualização sobre o tema, principalmente através de consulta aos materiais didáticos de excelentes especialistas em âmbito nacional, o que me permitirá avanços na rotina de trabalho.” Romulo Ruiz Gasparini, 40, engenheiro civil, da Sanepar.

Londrina/PR – Curso: Formulação e execução de estratégia de redução e controle de perdas.

“Decidi fazer o curso a fim de aprimorar meus conhecimentos na área de Perdas tendo em vista que meu trabalho recém-assumido como Coordenador de Redes envolve atividades vinculadas à manutenção e operação de redes de abastecimento de água e hoje os sistemas por nossa Unidade Regional apresentam índices razoavelmente altos até mesmo para a meta anual estipulada pela empresa. A ideia de se aprimorar nessa área vem ao encontro a uma necessidade diária de meu trabalho e às expectativas de conseguir organizar os Sistemas de Abastecimento de Água em um patamar aceitável de perdas.” Freddy Alberto Valdivia, 36, engenheiro civil, coordenador de Redes na Sanepar.

Ponta Grossa/ PR – Curso –  Formulação e execução de estratégia de redução e controle de perdas.

“Sou sócio administrador de uma empresa de engenharia e consultoria na área de saneamento, a qual está nascendo agora e ingressando no mercado, considerando a expectativa de crescimento do país após essa recessão que estamos vivenciando atualmente. Considero, pessoalmente, que há muito a se fazer pelo Brasil, e a capacitação profissional torna-se extremamente importante. Decidi fazer o curso para desenvolver uma maior sensibilidade na criação de modelos hidráulicos de sistemas de abastecimento de água. Ademais, adiciono que o curso tem favorecido sim na criação e desenvolvimento de uma rede de contatos com profissionais da área. Tive a oportunidade, inclusive, de conhecer pessoalmente e trocar ideias com o instrutor Hudson, quando estive em visita na COMPESA na semana passada, em evento promovido pela Imagem, o TechSummit GIS 2017. “ André Azevedo, 25, engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atualmente é aluno do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária da mesma universidade. 

Natal/RN – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso porque meu TCC foi relacionado ao uso do Epanet e tenho muito interesse em ampliar meus conhecimentos na área de dimensionamento e modelagem de Estações de Tratamento de Água, bombeamentos e rede de distribuição de água. E está sendo de muita valia os conhecimentos das aulas, assim como as discussões dos fóruns.” Marlos Henrique Pires Nogueira, graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental – UNAMA e Licenciatura Plena em Matemática –  ESMAC. Cursa Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e Pós em Engenharia em Segurança do Trabalho na Instituição Estácio de Sá.  

Belém/PA – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso por uma indicação da minha superiora imediata, pois uma das células da divisão onde trabalho lida com o controle de perdas. Estou na Sabesp há pouco mais de um ano. Como vim de um ramo totalmente diferente do saneamento, tudo é novidade para mim e o curso é uma ferramenta importante para adquirir conhecimento. A literatura e os vídeos postados nos permitem assimilar muitas informações, e a dinâmica do curso através dos fóruns e debates enriquece as discussões sobre os assuntos, pois possibilita, além do esclarecimento de dúvidas, trocar ideias com profissionais mais experientes e de outras empresas do setor. Esse compartilhamento de experiências agrega no aprendizado, ao mesmo tempo que fortalece nossa rede de contatos”. Alexandre Koiti Hokazono Shiramizu, 32, engenheiro civil, na Sabesp, Metropolitana Sul.

São Paulo/SP – Curso Básico de controle e redução de perdas.

“Há pouco mais de um ano trabalho na área que atende corporativamente todos os sistemas de abastecimento de água de abrangência estadual, no âmbito da Sanepar. A unidade chama-se USAG – Unidade de Serviço Processo Água e apoia as Unidades Regionais (operacionais), buscando desenvolver novas tecnologias ou otimizar as existentes, proporcionando eficiência operacional aos processos da unidade. A necessidade de fazer o curso deve-se ao fato de emitirmos pareceres para aquisições de materiais e equipamentos, bem como para a contratação de serviços para a execução de melhorias operacionais nos sistemas. Desta forma, para avaliação das solicitações, necessário aprofundar um pouco mais o conhecimento da modelagem hidráulica para análise das demandas das áreas operacionais. O curso oferece o embasamento técnico necessário às aquisições de materiais e/ou serviços propostas pelas unidades operacionais, minimizando a possibilidade de eventuais aquisições de produtos e serviços desnecessários ou especificados equivocadamente, gerando economia ou no mínimo evitando gastos desnecessários à companhia. Com relação à rede de contatos, entendo que sempre é melhor presencialmente, porém, há uma certa possibilidade de agregarmos novos colegas através dos fóruns realizados online”. Léo Henrique Cavalcanti de Albuquerque, 53, engenheiro civil na Sanepar.

Curitiba/PRCurso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“O setor de Recursos Humanos me encaminhou a oportunidade de fazer o curso e acolhi para aperfeiçoar meus conhecimentos. O curso poderá ajudar a desenvolver minhas competências técnicas, e como consequência, aprimorar a qualidade dos estudos e projetos desenvolvidos, bem como aumentar a minha produtividade. A rede de contatos auxiliará na troca de experiências e informações, tendo como resultado um melhoramento conjunto e contínuo”. Thales Renan Scalassara, 28, engenheiro civil, engenheiro de Desenvolvimento Operacional na Sanepar.

Londrina/PR – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso por indicação da empresa. O curso está me ajudando, pois é bem o ramo em que trabalho.” Mauricio André de Campos, 39, Agente de Suporte Operacional na Sanepar.

Curitiba- PR – Curso: Formulação e execução de estratégia de redução e controle de perdas.

“O curso é necessário para atender tarefas na empresa e me ajudará nas minhas atividades”. Vagner Alves de Macedo, 36, Técnico em Edificações na Sanepar.

Curitiba/PR – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso, pois a empresa solicitou uma reciclagem. O curso está me ajudando na revisão dos conceitos que por vezes não utilizamos muito no dia a dia”. Antônio Alberto de Almeida, 47, engenheiro mecânico, funcionário da Sabesp.

São Paulo /SP- Curso Básico de controle e redução de perdas.

‘’Por indicação da própria empresa decidi realizar este curso e assim ampliar meus conhecimentos. O curso tem me auxiliado muito em conhecimento e aperfeiçoamentos técnicos, pois trabalho no setor de operação, distribuição de água no município de Diadema, e os conhecimentos adquiridos aliados à alta qualidade do curso. Resultando na máxima qualidade de trabalho’’. Nilvando de Oliveira Martins, 40, Agente de Saneamento na Sabesp.

 São Paulo/SP – Curso: Operação de Sistemas de abastecimento de água.

‘’Decidi fazer o curso para aprofundar os estudos e práticas na área de saneamento, na qual estou trabalhando. Estão me esclarecendo diversos aspectos das operações de água e esgoto, assim como na modelagem hidráulica, me agregando conhecimentos técnicos aplicáveis principalmente no setor de engenharia no qual estou trabalhando e estudando’’. Oswaldo Lopes Manzaro, 22, técnico em Sistema de Saneamento (Edificações) na Sabesp, estudante de Engenharia Ambiental e Urbana, na Universidade Federal do ABC. 

São Paulo/SP – Cursos: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água; Operação de Sistema de abastecimento de água; Operação de Sistemas de esgotos sanitários.

“Decidi fazer o curso para melhorar o meu conhecimento, conhecer novas tecnologias, atualizar-me no tema de redução de perdas e operação de sistemas de abastecimento de água e principalmente utilizar nas atividades do dia-dia.  Os cursos escolhidos são de fundamental importância numa Companhia de Saneamento para garantir sustentabilidade dos recursos naturais e ao mesmo tempo propicia contato com outros profissionais. Sueli de Fátima Kogawa de Oliveira, 50, engenheira, técnica de Gestão na Sabesp.

São Paulo/SP – Curso Básico de controle e redução de perdas.

“Decidi fazer o curso, pois atuo na área de obras e gostaria de ter uma noção de como proceder nas avaliações dos sistemas existentes. Os estudos de caso estão dando uma noção boa de como funciona o estudo do sistema, estou na expectativa de exercícios com casos reais para que possamos desenvolver a ferramenta”. Caroline Campos das Neves Martins, 26, graduada em Engenheira Civil e Técnica em edificações na Sanepar.

Curitiba/PR – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso a pedido da empresa. O curso está contribuindo muito para a melhoria e atualização do meu conhecimento em áreas que trabalhei poucas vezes.” Marcos Tadeu dos Reis, 54, tecnólogo na Sabesp 

São Paulo/SP – Curso Básico de controle e redução de perdas e Operação de Sistemas de abastecimento de água.

“Decidi fazer o curso para atualização e aperfeiçoamento profissional. O curso está ajudando a minha carreira com novos desafios e novas ideias.” Adenizia Mezini, 47, tecnóloga em Edifícios e Obras Hidráulicas na Sabesp.

São Paulo/SP – Curso: A arte da modelagem hidráulica de sistema de abastecimento de água.

 

4 Comentários em UNIABES: alunos relatam experiências e destacam benefícios dos cursos

  1. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff. Watch bbcfarsi

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.