Últimas Notícias

Associado da ABES lança livro sobre disposição de águas residuárias no solo e em sistemas alagados construídos

Antonio Teixeira de Matos, Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e associado da ABES, lançará, na próxima quinta-feira, 22 de junho, em Viçosa, Minas Gerais, seu livro “Disposição de águas residuárias no solo e em sistemas alagados construídos”, escrito em parceria com Mateus Pimentel de Matos, Prof. Adjunto do Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras. O lançamento ocorrerá às 16h, no salão de eventos da Editora UFV, na Universidade Federal de Viçosa.

O conhecimento sobre as técnicas e alternativas para o tratamento e disposição final adequada de águas residuárias é essencial para que se possam dar soluções técnica e ambientalmente viáveis para esse problema. Neste livro, abordam-se as principais técnicas de tratamento e disposição final de águas residuárias no solo. No que se refere ao tratamento, são contemplados aspectos relativos a sistemas geradores de efluentes, como o de escoamento superficial e os sistemas alagados construídos; na disposição final no solo, aspectos importantes a serem considerados nos métodos de infiltração/percolação e fertirrigação, estabelecendo-se critérios para definição da dose capaz de proporcionar o adequado e benéfico aproveitamento agrícola das águas residuárias, sem colocar em risco a qualidade ambiental. Espera-se que o conteúdo deste livro seja útil aos estudantes, pesquisadores e responsáveis técnicos pela gestão de resíduos, para que o tratamento/disposição final das águas residuárias no solo seja feito de forma a não causar contaminação de plantas e animais e poluição do próprio solo, de águas superficiais e subterrâneas.

O livro tem 371 páginas, é ilustrado e apresenta exemplos de dimensionamento dos sistemas de tratamento/disposição final e definição de doses de aplicação das águas residuárias. Mais informações, acesse aqui .

 

4 Comentários em Associado da ABES lança livro sobre disposição de águas residuárias no solo e em sistemas alagados construídos

  1. Parabéns pela publicação. Sem duvida precisamos de mais investimentos, técnicas e alternativas de desenvolvimento sustentável. Estas sim devem ser o fator primordial na concepção e no desenvolvimento agrícola e das cidades.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.