Últimas Notícias

Palestra sobre PPPs e Concessões, promovida pela CTRH, celebra parceria entre ABES-SP e MBA PPP  

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Recursos Hídricos (CTRH), promoveu nesta quarta-feira, 30 de agosto, em parceria com o MBA PPP, a palestra “As Concessões no Brasil e as perspectivas para o setor de saneamento”. Realizado na sede da entidade, o encontro teve como palestrante o coordenador geral do MBA “PPPs e Concessões” e diretor de Programas da LSE Enterprise, Carlos Alexandre Nascimento.

Esta foi a primeira atividade fruto do convênio entre a ABES-SP e o MBA “PPP e Concessões”, curso de pós-graduação oferecido por uma parceria entre a LSE Enterprise (London School of Economics), a Faculdade de Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) e a Rede PPP, predominantemente no modelo de Ensino a Distância (EAD). Pioneiro no Brasil, o curso foi criado em 2016, com a proposta de contribuir para o desenvolvimento de projetos e concessões no país. Um dos objetivos é qualificar os profissionais que já atuam ou que venham a atuar em projetos e serviços que se baseiam nos modelos de negócios do tipo parcerias público-privadas e  concessões administrativas e patrocinadas (saiba mais aqui). Associados da ABES-SP terão 10% de desconto no valor total do curso. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do MBA (informando ser sócio da entidade) ou pela ABES-SP (comunicação@abessp.org.br).

“É uma satisfação celebrar esse convênio com uma instituição sólida e tradicional como a ABES”, disse Carlos Alexandre ao abrir a palestra. “É por meio de parcerias com instituições de referência em nível nacional que será possível divulgar esse curso para técnicos e gestores do setor, que com certeza terão interesse nesse curso de MBA lato sensu, por ser uma oportunidade estratégica para viabilizar investimentos e fomentar o desenvolvimento social e econômico no Brasil”, enfatizou.

Em sua apresentação, o palestrante traçou os principais conceitos dos modelos de negócio de PPPs e concessões, debateu e esclareceu dúvidas dos participantes. “São particularidades que afligem o setor. É importante que os profissionais possam identificar as melhores oportunidades e os principais desafios para que as empresas da área de saneamento e resíduos possam realmente se engajar nesse mercado”, afirmou. O especialista chamou a atenção para o momento pelo qual o setor de saneamento – resíduos sólidos, água e esgotamento sanitário – está passando. E as PPPs, de acordo com ele, “têm sido um instrumento para viabilizar aportes e que vai ser cada vez mais utilizado no setor. Ficar de fora desse entendimento é um risco”, alertou.

CTRH

Antes da palestra, o coordenador da CTRH e diretor da ABES-SP, Luis Eduardo Grisotto, falou aos presentes sobre a Câmara, criada no final de 2014 no contexto da crise hídrica que atingiu algumas partes do Brasil (principalmente a Região Metropolitana de São Paulo), e sua importância no cenário de saneamento no país. Grisotto destacou também a participação da CT no Congresso ABES Fenasan 2017, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, no São Paulo Expo.  “Nosso papel é manter aquecidos e – se possível – aquecer ainda mais os investimentos e ações na área de saneamento, particularmente do saneamento ambiental e recursos hídricos no País”, ressaltou.

O Diretor também frisou que além de promover debates ao longo dos últimos três anos, a CTRH também produziu artigos científicos (um deles será apresentado no Congresso ABES Fenasan 2017), criou grupos técnicos para discussões técnicas específicas e trouxe palestrantes entre meteorologistas, engenheiros, representantes de secretarias estaduais e profissionais de recursos hídricos e saneamento. Ele explicou, ainda, que a CTRH possui representações em Foros Colegiados de Gestão dos RH (são 12 Comitês de Bacias, incluindo o PCJ e Alto Tietê, Conselho Estadual de Recursos Hídricos-CRH e Conselho Estadual de Meio Ambiente-CONSEMA). “A ABES-SP tem participação incisiva no cenário técnico e de planejamento do setor. Um dos objetivos principais é qualificar o debate tecnicamente e trazer as discussões para as reuniões mensais da CTRH”, disse.

ABES-SP e MBA PPP

Carlos Alexandre reforçou o significado da parceria ABES-SP e o MBA PPP. “É uma iniciativa muito importante para propiciar que os profissionais da área sanitária e ambiental possam se apropriar dos conhecimentos no âmbito das parcerias público-privadas e concessões, principalmente porque a ABES lida com o setor de saneamento e resíduos sólidos, que estão no foco das iniciativas públicas de parcerias e concessões em nível Nacional e com muitas oportunidades para os próximos anos”, afirmou.

Para o vice-presidente da ABES-SP e presidente da APECS, Luiz Roberto Gravina Pladevall, “a parceria é bastante importante para a ABES, tendo em vista que é um tema novo. E como o Calos Alexandre falou, é uma tendência no Brasil”. Salientou ainda “que recursos privados para ajudar na implantação de nova infraestrutura são essenciais. O país está sem recursos nos três níveis da administração pública: federal, estadual e municipal. E para desenvolver o País, precisamos de muitos investimentos. Há uma enorme carência de infraestrutura para ser implantada em diversos setores de logística e serviços básicos, especialmente no saneamento”, frisou Pladevall.

 

2 Comentários em Palestra sobre PPPs e Concessões, promovida pela CTRH, celebra parceria entre ABES-SP e MBA PPP  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.