Últimas Notícias

ABES participa em Belém/PA do I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e Ambiental da Funasa 

Na última terça-feira, 28 de novembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES participou, em Belém, no Pará, do primeiro Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental da Funasa. Na ocasião, o diretor nacional da ABES, Álvaro José Menezes da Costa, que representou o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ministrou palestra sobre o tema “Regulação: como efetivar?” no painel que discutiu a “Parceria e intersetorialidade na gestão do saneamento”. A mesa foi coordenada por Vera Braz, diretora da entidade para a Região Norte e docente da Faculdade de Engenharia Química da UFPA. O encontro ocorreu entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

Na quarta, 29, foi a vez da coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP, Ana Lúcia Brasil, participar do evento, no Painel “Desenvolvimento Tecnológico e Inovações: como incorporá-las”. A engenheira abordou o tema “Desafios para Implantação de Novas Tecnologias em Saneamento”.

Sobre sua apresentação, Álvaro Menezes, destacou que os pontos mais importantes tratados se referiram à questão de entender por que e para que existe a regulação. “Não basta apenas a população saber que existe a agência reguladora. É preciso que ela entenda que a agência reguladora é um instrumento de defesa dos seus direitos, de acesso à agua e aos serviços de esgotamento sanitário”, disse.

“Na verdade, a agência reguladora atua em todo o ciclo do saneamento desde o início dos trabalhos desenvolvidos tecnicamente nas fases produtivas, na fase econômica e na fase jurídica, com a finalidade de gerar um serviço de melhor qualidade a partir de tarifas módicas e acessíveis a todos”, explicou o engenheiro.

ABES-SP: novas parcerias

Ana Lúcia Brasil afirmou que o evento foi ótimo e bastante diversificado, com a apresentação de painéis técnicos, de instituições financeiras, várias conferências internacionais sobre reúso e dessalinização. “Sobre a nossa área do saneamento e saúde em comunidade isoladas foi muito proveitosa. Valeu a pena participar”, salientou.

“Quanto à nossa apresentação, acredito que foi muito bem aceita. As pessoas se interessaram muito pela temática, pelo trabalho que a CT de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP está fazendo”, disse. “Estamos cheios e contatos para futuras negociações. Foi muito boa a vinda e com isso vamos poder ter outros parceiros para futuros trabalhos conjuntos”, concluiu a engenheira

JPS-PA: atuação junto aos jovens do encontro 

O Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Pará (JPS-PA) também esteve presente no Congresso.

Segundo a coordenadora do JPS-PA, a tecnóloga Juliana Oliveira, foi uma participação importante para conseguir atrair jovens para o Programa. “Foi muito produtivo para o JPS-PA participar do I CIESA. Conhecemos grandes profissionais, fizemos bons contatos e, principalmente, atraímos mais membros para o programa. Acredito que conseguimos atrair tantos jovens porque nos preocupamos em criar um diferencial. Fizemos folders, banner, enviamos nosso formulário por whatsapp e fizemos os registros fotográficos. Isso faz com que o jovem se sinta bem. Os novos integrantes do JPS-PA, na sua maioria, são acadêmicos com todo o gás e vontade de participar e colaborar conosco, assim como os demais membros que nos acompanham desde o início.”

Juliana contou ainda sobre o planejamento de atividade e expansão do programa: “Desde o início deste ano, quando começamos a atuar, nossas principais atividades têm sido de divulgação do programa por meio de visitas em universidades, participação em eventos na área de saneamento e meio ambiente. Interagimos muito no nosso grupo do whatsapp e na nossa página do Facebook e também procuramos entender mais as necessidades do jovem sanitarista paraense. Para 2018 ainda não fechamos nosso cronograma, mas, como disse anteriormente, queremos viajar para o interior do Estado, montar nosso grupo de estudo, entre outras ideias que estamos desenvolvendo. Pretendemos acolher o jovem profissional do saneamento que mora no interior do estado isso será um grande desafio, pois nossa cidade é muito grande”, finalizou.

Além dos painéis, a ABES também participou com um estande no evento, onde os visitantes obtiveram informações sobre como se tornar um associado e conhecer as iniciativas da entidade, como os cursos da UNIABES.

 

 

 

3 Comentários em ABES participa em Belém/PA do I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e Ambiental da Funasa 

  1. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.