Últimas Notícias

Organismos de bacias da América Latina preparam-se para o 8º Fórum Mundial da Água

Diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, discursa na abertura da Oficina.

A Agência Nacional de Águas (ANA) e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) promoveram a Oficina de Integração dos Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina,  em Brasília. O objetivo foi o de estimular a construção de um espaço de debate e um intercâmbio de experiências sobre a gestão das águas no continente. O evento (de 22 a 24 de novembro)  promoveu a integração e a cooperação entre os países latino-americanos para participação no 8º Fórum Mundial da Água, que vai acontecer na capital federal em março de 2018.

Presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo, é também o  responsável pelo Fórum Cidadão, um espaço dentro do  8º Fórum Mundial da Água para participação da sociedade civil.

O encontro foi aberto pelo diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu; o presidente da REBOB, Lupércio Ziroldo; o secretário geral da Rede Internacional de Organismos de Bacia (RIOB), Jean-François Donzier; a assistente de programas sênior da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Juliana Proite; e o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), João Fernandes da Silva.

Fechando a Oficina, houve apresentação sobre a participação dos organismos de bacia da América Latina no 8º Fórum Mundial da Água. Falaram sobre o tema o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, e três integrantes do Fórum Cidadão do evento internacional: Lupércio Ziroldo, Taciana Leme e Suraya Modaelli.

O que são os Comitês de Bacias Hidrográficas?

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com composição diversificada e democrática que contribuem para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

As principais competências desses colegiados são: aprovar o plano de recursos hídricos da bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água.  Atualmente há mais de 200 comitês de bacias em funcionamento no País.

Fórum Mundial da Água

Maior evento do mundo sobre recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial da Água, vai reunir mais de 40 mil pessoas de mais de 100 países  entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília. As atividades acontecerão no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha. As inscrições para o Fórum já estão abertas.

Fonte: Agência Nacional de Águas – ANA

5 Comentários em Organismos de bacias da América Latina preparam-se para o 8º Fórum Mundial da Água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.