Últimas Notícias

Mulheres no saneamento

Monica Porto, secretária adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e membro do conselho consultivo da ABES-SP, e o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, durante o 28º CBESA, no Rio de Janeiro

Neste Dia Internacional da Mulher, publicamos reportagem divulgada na Revista Bio sobre a presença feminina no último 28º Congresso da ABES, que foi promovido no Rio de Janeiro em 2015. A participação feminina reflete a atuação das mulheres, cada vez mais intensa, no setor do saneamento.

 Por Sueli Melo e Laura Ralola

A presença feminina é cada vez mais forte nas diversas áreas da sociedade. O espaço que elas vêm ocupando na engenharia, ao longo do tempo, é exemplo disso. Durante o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, promovido pela ABES, entre os dias 4 e 8 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro, essa participação também foi marcante, como constatou a reportagem da ABES para a revista Bio.  Elas somaram 38% do total de participantes e foram protagonistas de diversos painéis e discussões sobre crise hídrica, mudanças climáticas e outros importantes temas do saneamento e meio ambiente no Brasil. Vale destacar, ainda, que os jovens com idade entre 18 e 35 anos totalizaram cerca de 60% no evento.

O 2º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, realizado em 1963, em Porto Alegre, já contava com a participação feminina na sua coordenação: a  eng.ª Alpha da Rosa Teixeira, que participou da coordenação e da criação da ABES, como explica  Maria Lucia Coelho Silva, articuladora das Câmaras Temáticas da ABES.E como toda a história, que sempre apresenta  suas ambiguidades, a nossa associação, a ABES, viu e acompanhou as mudanças culturais, comportamentais e tecnológicas, desde a emergência dos movimentos sociais, juvenis, feministas e as inovações nos relacionamentos individuais e coletivos, até os avanços científicos e técnicos evoluindo, mudando, crescendo e amadurecendo. Em 2015, no 28º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, a presença da mulher mais uma vez veio afirmar o valor da ABES em um setor com tantos compromissos sociais quanto é o do saneamento ambiental.”

Para Monica Porto, secretária adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e membro do conselho consultivo da ABES-SP, que apresentou palestra sobre segurança hídrica global em painel do congresso, a atuação de mulheres e homens enriquece o setor. “A sociedade é diversa, o mais importante é que não haja barreiras.”

Confira, nos depoimentos a seguir, uma reflexão sobre o papel da mulher neste cenário tanto sob o ponto de vista de engenheiras da entidade, que há anos se dedicam ao setor, como de jovens profissionais e estudantes da Engenharia, que fizeram parte do 28º CBESA.

“Sou engenheira. Então isso é meu dia-a-dia desde que tenho 18 anos. Desde os 18 anos em vivo em minoria. E veja um ponto importante nessa questão da mulher: eu não tenho dúvida que essa diversidade traz riqueza, é como o ecossistema. Quer dizer, as teias alimentares dão mais sustentabilidade para o sistema, a diversidade dá uma sustentabilidade maior para o ecossistema e na questão da participação de mulheres eu acho a mesma coisa. Quando a gente fala do acesso das mulheres, eu não vejo nada de errado em ter poucas mulheres em Engenharia Mecânica, também há poucos homens na área de Enfermagem. Por que damos um carrinho para o menino e uma boneca para a menina? Não importa, o que eu acho muito importante é a gente ter uma sociedade em que não haja barreiras. Não acho que, obrigatoriamente, temos que ter meio a meio em tudo. A sociedade é diversa, o mais importante é que não haja barreiras. Então, se há uma engenheira mecânica, ela vai poder exercer sua profissão sem preconceito do mesmo jeito que se tiver um homem na faculdade de Enfermagem, ele vai fazer sua carreira sem preconceito. Eu fiz minha carreira, quando estava na Escola de Engenharia, as mulheres eram cerca de 10% da turma. Hoje dou aula na área de Engenharia Civil e as meninas são mais ou menos 30% da turma. Fiz minha carreira profissional, fiz minha carreira acadêmica, sou professora titular de uma escola de Engenharia. Na área de Engenharia Civil fui a primeira professora titular dessa escola. Na Escola Politécnica em fui a quinta professora titular. Honestamente posso dizer que não encontrei barreiras quando decidi fazer Engenharia, minha família foi muito aberta, não tinha essa estória de que “menina não fazia engenharia”. E por estar nessa carreira eu vejo a importância da diversidade.” Mônica Porto, secretária adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricosdo Estado de São Paulo e membro do conselho consultivo da ABES-SP

Slide1

“Vejo o papel da mulher vivenciando significativa transformação do ponto de vista político e cultural e principalmente econômico. Na área do saneamento básico, o avanço da escolaridade feminina proporcionou ampliação das alternativas de inserção no mercado de trabalho e o aumento das possibilidades de ascensão profissional com a ocupação de cargos de chefia, mesmo com a persistente disparidade em termos salariais. O olhar apurado e sensível das mulheres vem trazendo soluções de saneamento básico mais humanitárias, já que reconhecem a necessidade da saúde (água potável, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana), alimentação e equilíbrio ambiental dos ecossistemas. Na ABES-BA, sou a terceira mulher presidente desde a sua criação (1966), além da vice-presidente Talita Câmara, Tesoureira Itaiara Sá e Diretora Juliana Bezerra. No 28º CBESA, a participação da mulher foi bastante efetiva em diversos painéis e apresentações de trabalhos técnicos e no JPS com diversas representações; é um rompimento de valores que as discriminam em carreiras tidas como predominantemente masculinas. Desta forma, por mais que a trajetória das mulheres na área tecnológica seja repleta de desafios, é visível que elas vêm adentrando com competência neste meio.”  Vanessa Britto S. Cardoso,  presidente da ABES Seção Bahia

“A presença feminina na área de saneamento é muito importante. Lá no inicio a presença da mulher na Engenharia não era muito comum e isso vem se expandindo e trazendo uma visão diferente. Em uma área que era prioritariamente masculina, a mulher tem uma visão complementar, mais cuidadora, um olhar, muitas vezes, mais sensibilizado perante as dificuldades, principalmente nessa época de crise hídrica. É um trabalho árduo, mas que sempre procuramos conciliar. Tem a visão masculina que sempre pode visar mais o trabalho e nós, mulheres, buscamos conciliar esse trabalho com outras prioridades também. Se formos buscar em Alagoas, no nordeste, por exemplo, a mulher tem um papel muito importante no saneamento: é ela que arruma a casa, e aí vemos a questão do esgotamento sanitário, dos resíduos sólidos. E se olharmos lá no sertão, veremos que é ela que vai buscar a água todos os dias, para o banho, para alimentação, entre outros. Então, ela sente lá na ponta essas dificuldades que se apresentam nessa crise hídrica que o Brasil, que é uma nação enorme, está enfrentando, principalmente no sudeste, algo ninguém imaginava, com o clima variando de norte a sul.”

Ligia Cortez, jornalista da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) no Dia Internacional da Mulher, em 2012, entre outras informações escreveu como Curiosidade, em seu artigo: “O perfil da mulher dinâmica, que tem dupla jornada, era difundido centenas de anos antes de Cristo. Na Bíblia, Antigo Testamento, no livro de Provérbios (que revela a sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que as pessoas devem fazer em diversas situações sociais e familiares) apresenta um perfil da mulher ideal e compara a um tesouro. No capítulo 31, a mãe do Rei Lemuel apresenta ao filho algumas das principais virtudes a serem observadas na escolha da esposa, lembrando que “a formosura é uma ilusão e a beleza acaba…”. Ressalta o comportamento da mulher que trabalha em casa e fora de casa: “De lugares distantes ela traz comida para casa… Ela se levanta de madrugada para preparar alimento para a família e dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas (é empreendedora). É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até a noite (vs. 14 a 18)”.

Nunca esqueci isso e concordo com as sábias palavras daquela mãe. E quando sou solicitada a dar depoimento sobre “a participação das mulheres no 28º CBESA, bem como a participação delas no saneamento” que mais posso dizer?

Esse espaço conquistado pela mulher vem de longas datas. E nunca foi para competir e sim para contribuir e multiplicar os resultados em tudo que participa. Sou suspeita de falar das inúmeras atitudes e ações de que somos capazes. (Nada modesta, hein!?). Só sei que as mulheres sempre terão uma participação importantíssima naquilo a que se propõem a realizar. E no 28º CBESA e no Saneamento não poderia ser diferente. Sempre haverá aquele olhar mais atento, mais cuidadoso, mais organizado, enfim o olhar maravilhoso da mulher e sua participação ativa e exitosa! Maria Geny Formiga de Farias, presidente da ABES Seção Rio Grande do Norte Diretora de Empreendimentos da CAERN

“A preocupação e a busca de soluções para a questão ambiental, econômica e social tem se tornado cada vez mais destacada nas agendas dos gestores em escala mundial, haja vista que os problemas de poluição, saúde, educação, degradação ambiental, pobreza, ausência de saneamento estão presentes em todas as sociedades.

No processo de discussões e procura de alternativas para estes problemas a mulher é compreendida pelos organismos internacionais como sujeito sine qua non. Nesta conjuntura a ONU – Organização das Nações Unidas – destaca a importância da mulher no manejo dos recursos naturais e na preservação ambiental, colocando-a como promotora de ações locais, regionais e até globais.

Colocando a lente na Engenharia Sanitária e Ambiental observa-se a importância e crescimento da inserção da mulher, de maneira ativa e participativa. Assumindo função de gestão e contribuindo para as múltiplas soluções e tecnologias. Este cenário é comprovado por várias pesquisas, bem como no destaque da presença feminina em eventos com foco nesta área da engenharia, participando como congressistas e palestrantes, como ocorreu no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – CBESA, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, realizado no período de 04 a 08 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro.

Diante do exposto, pode-se afirmar que cada vez mais a mulher tem assumido posição de destaque nas principais arenas de discussões políticas, técnicas, econômicas, sociais e ambientais.” Bárbara Virginia Pereira Cavalcanti, presidente ABES Seção Pernambuco

IMG_5044
Virginia, Andressa e Isabela

“A minha sala tem muito mais mulheres do que homens e é uma tendência agora. É verdade que, dentre os profissionais que estão no ramo há mais tempo, parece que vemos mais homens mesmo, mas a geração de hoje é outra. É a primeira vez que venho ao Congresso e estou achando tudo maravilhoso, porque nunca estive tão próxima de profissionais tão renomados, conhecidos, autores de livros importantes e eu acho interessante ver a visão deles e estou tendo uma boa noção da prática. Na faculdade estamos muito ligados à teoria e aqui a gente pode trazer a teoria para a realidade brasileira e ver como as coisas que estudamos lá  são aplicadas realmente através das pessoas que trabalham no setor a mais tempo.” Isabela Regina da Silva,  estudante de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Juiz de Fora

“O congresso tem sido uma experiência que eu nunca tinha vivenciado. Eu vim aqui para apresentar dois trabalhos, acho que vai ser uma grande experiência tanto profissional como pessoal.porque eu fui descobrindo e me interessando pela parte de saneamento no decorrer do curso, então que isso aqui vai ser fundamental para fechar esse ciclo de descoberta na minha vida.

Na minha própria família, quando falei que iria fazer Engenharia, meu pai foi o primeiro a falar assim “não, isso é profissão de homem, vai ser professora”. Mas ai eu bati o pé, quis e acho que hoje existe ainda um certo preconceito. Não é mais uma coisa geral, mas eu, por exemplo, vim de uma cidade pequena e lá ainda tem esse tipo de preconceito. Mas eu vim e estou como representante da cidade para quebrar esse mito.” Andressa Resende Pereira, 24 anos, Engenheira ambiental e sanitária pela Universidade Federal de Juiz de Fora

“Vim pro Congresso por ele ser um evento muito importante para aprender, porque têm várias palestras e assuntos abordados aqui muito interessantes. Também para escutar a opinião das pessoas do nosso ramo e também para apresentar alguns trabalhos. Não vejo a Engenharia como um ambiente só de homem não. Na minha sala, pelo menos, tem mais mulher do que homem!” Juliana Santos , graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora

IMG_5430
Rosani (UFV)

“Os congressos da ABES são sempre muito positivos, sempre abrangem vários temas e crise hídrica é o assunto do momento. A gente tem que tentar realmente unir toda a comunidade científica, técnicas para buscar soluções pois estamos enfrentando um momento difícil e sair dessa crise vai ser complicado. Ainda achei pouca a participação de mulheres, especialmente nas principais mesas, mas a gente está ganhando o nosso espaço!” Rosani Andrade – Doutoranda na área de tratamento de água na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atualmente trabalha no Ministério da Saúde

 

“O congresso é um divisor de águas na vida de qualquer estudante ou profissional da área, porque ele abre a visão do congressista para saber sobre o que está acontecendo no setor, pois as vezes o estudante que está no inicio do curso tem uma visão muito fechada antes de caminhar, especificamente, para a área de ambiental. A mulher vem ganhando espaço no mercado de trabalho e a Engenharia é vista como uma área muito machista e a mulher na Engenharia Ambiental vem marcar mesmo uma nova era. “ Ana Clara Rabelo,  São Luis Maranhão, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária

IMG_5436
Ana Clara, Mariana e Nara

“É uma absorção de conhecimento muito rica, estamos nutrindo nossa questão profissional. Abre a visão do estudante. Esse congresso nos dá um conhecimento absurdo, por exemplo, uma série de palestras sobre questões inovadoras, de tecnologias renováveis, de energias renováveis, coisas até que a gente nem achava que fosse possível… e tem bastante engenheiras ambientais por aqui!”  Mariana dos Santos Nascimento  Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária – Faculdade Pitágoras/MG

“Eu nunca tinha adquirido tanto conhecimento na área como estou adquirindo agora. Conheci propostas de outros estados que posso levar para minha capital, são experiências que vou levar pra lá. Estou registrando tudo justamente por causa disso, quero que minha cidade, meu estado, melhore justamente nessa questão ambiental. O congresso está abrindo minha mente para escrever projetos científicos. No próximo congresso já vamos enviar o trabalho! Além de tudo é uma forma de conhecer pessoas do nosso ramo.” Nara Suzane Reis, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária – Faculdade Pitágoras/MG

 

 

116 Comentários em Mulheres no saneamento

  1. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is wonderful blog. A great read. I’ll definitely be back.

  2. I constantly emailed this blog post page to all my friends, since if like to read it after that my links will too.

  3. I’m not positive where you are getting your info, however good topic. I needs to spend a while studying more or understanding more. Thank you for magnificent information I used to be in search of this information for my mission.

  4. Hi, i feel that i saw you visited my weblog so i got here to go back the choose?.I am trying to in finding things to improve my site!I guess its ok to use some of your concepts!!

  5. Откройте для себя мир азартных игр с лаки джет онлайн! Регистрируйтесь на 1win и пускайте в полет Счастливчика Джо, чтобы выиграть реальные деньги.

  6. Hi there i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this piece of writing i thought i could also make comment due to this sensible article.

  7. This design is wicked! You obviously know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Fantastic job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  8. Ahaa, its nice conversation concerning this post here at this website, I have read all that, so now me also commenting here.

  9. Please let me know if you’re looking for a article author for your site. You have some really great posts and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine. Please blast me an e-mail if interested. Thank you!

  10. What is SightCare? Sight Care is an amazing supplement that promotes healthy eyesight and reduces dark blindness using natural ingredients.

  11. Simply wish to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply excellent and i can think you are knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to seize your RSS feed to stay up to date with approaching post. Thank you a million and please continue the rewarding work.

  12. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site. Reading this info So i’m glad to exhibit that I have a very good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I so much without a doubt will make certain to don?t overlook this web site and give it a look on a constant basis.

  13. Hey there! I realize this is kind of off-topic but I had to ask. Does operating a well-established blog like yours take a massive amount work? I’m completely new to writing a blog but I do write in my diary daily. I’d like to start a blog so I will be able to share my experience and views online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  14. Heya this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  15. Сайт mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru является надежным партнером для тех, кто ищет качественную машинную штукатурку. Доверьтесь профессиональному мастерству.

  16. Если вы заботитесь о качестве и скорости работы, посетите наш сайт mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru. Мы предлагаем услуги механизированной штукатурки для идеально гладких стен.

  17. Ищете надежного подрядчика для устройства стяжки пола в Москве? Обращайтесь к нам на сайт styazhka-pola24.ru! Мы предлагаем услуги по залитию стяжки пола любой сложности и площади, а также гарантируем быстрое и качественное выполнение работ.

  18. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks

  19. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this website. I am hoping to see the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now 😉

  20. Hello! I’ve been following your web site for a while now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Kingwood Tx! Just wanted to tell you keep up the excellent job!

  21. I got this website from my pal who told me about this web site and now this time I am visiting this web site and reading very informative articles here.

  22. I believe what you postedwrotesaidbelieve what you postedwrotebelieve what you postedwrotebelieve what you postedtypedsaidWhat you postedwrotesaid was very logicala bunch of sense. But, what about this?consider this, what if you were to write a killer headlinetitle?content?wrote a catchier title? I ain’t saying your content isn’t good.ain’t saying your content isn’t gooddon’t want to tell you how to run your blog, but what if you added a titleheadlinetitle that grabbed people’s attention?maybe get people’s attention?want more? I mean %BLOG_TITLE% is a little vanilla. You might look at Yahoo’s home page and see how they createwrite news headlines to get viewers interested. You might add a related video or a pic or two to get readers interested about what you’ve written. Just my opinion, it might bring your postsblog a little livelier.

  23. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution & aid other users like its helped me. Good job.

  24. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  25. It’s in reality a nice and helpful piece of information. I’m glad that you simply shared this helpful info with us. Please stay us informed like this. Thanks for sharing.

  26. Usually I do not read article on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to take a look at and do so! Your writing taste has been amazed me. Thank you, quite great article.

  27. An impressive share! I have just forwarded this onto a coworker who had been doing a little research on this. And he in fact bought me breakfast simply because I discovered it for him… lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this topic here on your website.

  28. hey there and thank you for your information I’ve definitely picked up anything new from right here. I did however expertise some technical issues using this web site, since I experienced to reload the site many times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective interesting content. Make sure you update this again soon.

  29. Hey there! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when viewing from my iphone4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this problem. If you have any suggestions, please share. Thanks!

  30. Hi there i am kavin, its my first time to commenting anywhere, when i read this post i thought i could also make comment due to this sensible piece of writing.

  31. Having read this I thought it was really informative. I appreciate you finding the time and effort to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  32. Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wanted to mention that I have really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing in your feed and I hope you write again soon!

  33. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other sites? I have a blog centered on the same information you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my audience would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  34. I got this website from my friend who informed me concerning this website and now this time I am visiting this web site and reading very informative articles at this place.

  35. What’s up everyone, it’s my first pay a visit at this website, and article is actually fruitful designed for me, keep up posting these posts.

  36. Hi to all, the contents present at this site are in fact remarkable for people experience, well, keep up the nice work fellows.

  37. I love what you guys are up too. This sort of clever work and exposure! Keep up the good works guys I’ve incorporated you guys to blogroll.

  38. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something which I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

  39. I blog frequently and I really appreciate your content. This great article has really peaked my interest. I am going to book mark your website and keep checking for new information about once a week. I subscribed to your RSS feed as well.

  40. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this brilliant blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will talk about this site with my Facebook group. Chat soon!

  41. Hi there it’s me, I am also visiting this website regularly, this web site is really good and the users are in fact sharing pleasant thoughts.

  42. My spouse and I absolutely love your blog and find most of your post’s to be precisely what I’m looking for. Would you offer guest writers to write content for yourself? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a lot of the subjects you write regarding here. Again, awesome web site!

  43. Hi there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers! Terrific blog and wonderful style and design.

  44. Hey! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many months of hard work due to no data backup. Do you have any solutions to protect against hackers?

  45. This design is spectacular! You most certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  46. Excellent post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very useful information specially the remaining part 🙂 I care for such info a lot. I used to be seeking this particular info for a long timelong time. Thank you and good luck.

  47. Thank you for another magnificent article. Where else may anyone get that kind of information in such a perfect approach of writing? I have a presentation next week, and I am at the look for such information.

  48. It’s difficult to find educated people about this topic, but you sound like you know what you’re talking about! Thanks

  49. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.