Últimas Notícias

Oficina Embaixadoras da Água no 8º Fórum abre inscrições para mulheres

Estão abertas as inscrições para a Oficina Embaixadoras da Água, uma das atividades do 8º Fórum Mundial da Água. O encontro será realizado no dia 20 de março, das 9 às 12h30, na Sala de Diálogos Água em Movimento, no interior da Vila Cidadã, montada no Estádio Nacional Mané Garrincha. Serão disponibilizadas 70 vagas para mulheres de todo brasil.

O objetivo da oficina é sensibilizar mulheres de todo o mundo para que se tornem protagonistas de ações concretas, visando a gestão sustentável dos recursos hídricos. A programação inclui dinâmicas vivenciais, palestras e roda de mulheres abordando o tema água no âmbito e na perspectiva feminina.

A iniciativa é da Academia de Formação de Embaixadoras da Água, uma parceria entre o Brazil Women for Water (BPW), o Soroptimist International e o Women for Water Partnership (WfWP). As embaixadoras, como agentes, possuem como meta, atitudes, e missão viabilizar a implementação para que exerça com êxito o seu papel nesta dimensão priorizando o interesse local.

O fato de o público-alvo se restringir às mulheres é devido ao princípio 3 da declaração de Dublin, documento resultante da Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente (ICWE), ocorrido na cidade de Dublin, na Irlanda, em janeiro de 1992. Segundo a declaração “As mulheres têm um papel fundamental na administração, gestão e proteção dos recursos hídricos; implícito no papel das mulheres está o processo, o que raramente se verifica nos arranjos institucionais da gestão dos recursos hídricos”.

“Na Academia de Capacitação de Embaixadoras da Água, já estamos trabalhando no que se refere à Agenda 2030 da ONU. Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, iremos trabalhar especificamente as interfaces ‘Igualdade de gênero’ (ODS 5) e ‘Água e saneamento’ (ODS 6)”, especifica Yara Blochtein, coordenadora da oficina.

A oficina também contará com a presença de Mariet Verhoef Cohnenm,  presidente da International Soroptimist; Margarida Yassuda, vice-presidente do Women for Water Partnership; Eunice Cruz, do BPW – Brasil; Daniela Nogueira, doutora em Água e Gênero pela UnB/CNRS; e Agatha Tomazi, coordenadora do Parlamento Latinoamericano Caribenho da Juventude pela Água (PLACJA). Eldis Camargo dos Santos e Demetrios Christofidis atuarão como facilitadores dos debates.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

Leia também: ABES no Fórum Mundial da Água: coordenação da programação temática, participação em sessões e lançamento da Rio Water Week

 

Fonte: site do 8º Fórum Mundial da Água

9 Comentários em Oficina Embaixadoras da Água no 8º Fórum abre inscrições para mulheres

  1. Very well presented. Every quote was awesome and thanks for sharing the content. Keep sharing and keep motivating others.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.