Últimas Notícias

ABES-SP: webinar lança 13ª edição da campanha DIADESOL. Veja como participar

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) lançou, nesta sexta, 18 de maio, por meio de um webinar, a 13ª edição do DIADESOL, campanha de conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos. O evento online (assista aqui) contou com apresentações de Delaine Romano, coordenadora (adjunta) da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, e Nina Orlow, da Comissão Organizadora do DIADESOL.

A iniciativa é promovida pela ABES-SP para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS).

A campanha promove, entre outras ações de educação ambiental, os Concursos de Desenho (do qual participam estudantes de escolas públicas e privadas. Veja o regulamento aqui) e Vídeo Amador (estudantes e público em geral. Veja o regulamento aqui), que este ano abordarão o tema “Cuidando dos resíduos a gente cuida da água, da nossa saúde e do meio ambiente”. As inscrições tanto para o Concurso de Desenho Infantil como para o de Vídeo Amador encerram-se em 20 de setembro de 2018.

O DIADESOL e os ODS

Nina, que é também integrante da Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, frisou a importância do conhecimento por todos das questões dos ODS, que são integradas e inter-relacionadas. “É muito importante que possamos incorporar os 17 objetivos da agenda em todas as nossas ações: das escolas, das secretarias de educação, das empresas”, disse. “Esse é um plano de ação de prosperidade para as pessoas e para o planeta”, completou Nina.

Ela lembrou, ainda, que todos os países membros da ONU foram signatários desta iniciativa. Os ODS devem ser implementados até 2030. “Precisamos fazer a nossa parte. Por isso a ABES-SP considerou importantíssimo colocar esses objetivos neste contexto e como prática até na própria instituição”, frisou.

Nina explicou também que, embora todos os 17 ODS sejam importantes, a campanha DIADESOL edição 2018 foca em alguns, como saúde, água e cidades e comunidades sustentáveis. “O Brasil é um país bastante urbano. Então, a grande problemática do volume de resíduos está na cidade”, salientou. O ODS12 “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis” também está na pauta desta edição.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: