Últimas Notícias

JPS Rio Grande do Norte promove em Natal seminário sobre perfuração de poços no estado

Nesta terça, 12 de junho, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Rio Grande do Norte (JPS/ABES-RN), que é coordenado pelo engenheiro Tamil Sakthi Silva Selvam, promoveu, em parceria com o IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN), o seminário “Perfuração de poços – Controle, monitoramento e fiscalização”. O encontro aconteceu no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal-RN).

“O seminário teve como objetivo reunir profissionais e estudantes para gerar uma reflexão a respeito da forma como a perfuração de poços é tratada no estado, e as mudanças necessárias para atingir uma conjuntura mais sustentável”, conta Tamil. A discussão, segundo ele, “alcançou desde a visão acadêmica, até a realidade enfrentada pelas empresas da área e pelos órgãos gestores”.

Na ocasião, o presidente da ABES-RN e também do IGARN, do Josivan Cardoso, ministrou palestra com o tema “Visão do órgão gestor de recursos hídricos sobre o controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”. Vera Lúcia Lopes Castro, da UFRN, discorreu sobre “A importância do controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”, e José Marcelino Júnior, gerente de fiscalização, do CREA/RN abordou “A visão do CREA quanto ao sistema de controle, monitoramento e fiscalização de obras hídricas (poços)”.

A programação contou, ainda, com a Assinatura de convênio entre o IGARN e o CREA/RN para aumentar o número de fiscalizações de perfuração de poços no estado.

Alternativas de abastecimento no RN

O Rio Grande do Norte vivenciou nos últimos anos um cenário preocupante de escassez hídrica, diante dessa realidade há uma crescente demanda por alternativas de abastecimento. A perfuração de poços é uma opção consagrada de abastecimento e vem crescendo no estado. Com isso, há necessidade de ter maior qualidade sob o controle, monitoramento e fiscalização dessa atividade, para que seu uso se dê de maneira eficiente e equilibrada. Para tanto, é necessária uma ação conjunta das diferentes partes que atuam nessa vertente.

JPS-RN

Integrantes do JPS Rio Grande do Norte, que participaram da organização do evento: Tamil Sakthi Silva Selvam; Layan Soares Gomes; Vanessa Souza; Ingredy Nataly; Raquel Guedes; Jessica Isabelly e Kelisson Nogueira.

 

4 Comentários em JPS Rio Grande do Norte promove em Natal seminário sobre perfuração de poços no estado

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.