Últimas Notícias

Rio Water Week, evento internacional sobre a água que a ABES realizará no RJ de 26 a 28 de novembro, abre credenciamento para jornalistas

Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água com a realização deste evento internacional inédito no país. Com mais de 100 palestrantes e 60 convidados internacionais, o evento, que está com inscrições abertas, reunirá profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações mundiais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.

 

De 26 a 28 de novembro, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará pela primeira vez no Brasil, o mais importante evento sobre água no mundo: a RIO WATER WEEK – Semana da Água do Rio. O credenciamento para jornalistas já está aberto e pode ser realizado neste link.

As inscrições podem ser feitas aqui.

O encontro, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá, no Riocentro, no Rio de Janeiro, profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações mundiais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo.

Serão mais de 100 palestrantes, cerca de 60 deles internacionais, de países como Espanha, França, Estados Unidos, África do Sul e Chile, entre outros, abordando 9 temas, em 23 tópicos e 45 sessões, tendo como fio condutor o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 da ONU – ÁGUA E

ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030.

 

Entre os nomes internacionais confirmados, estão Virginia Molose – (WCR/África do Sul), Gustavo Heredia (AGUATUYA/Bolívia), Valerie Naidoo ( WRC/Africa do Sul), Joakim Giacomoni Vincent – SIAAP/França, Laurence Pellisson-Demoulin (SIAAP /França), Ifetayo Venner (WEF EUA), Julian Thornton (IWA’s SG on Water Losses), Alexandra Lauriat (SIAAP/França), Christoph Platzer (GTZ México), Rui Cunha Marques (Universidade de Lisboa), Rita Cavaleiro de Ferreira (GIZ – Alemanha), María Luisa Baltra Vergara (Universidade Finis Terrae/Chile), Guillermo Saavedra, (BID/Chile), Josep Lluís Sala (Giswater Association/Espanha), Alberto Monfrini (ERAS/Buenos Aires), Jaime Melo Baptista (LNEC/LIS-Water Portugal), Laurence Pellisson-Demoulin (SIAAP/França), Paula Kehoe (SFPUC/Califórnia), Victor Gutierrez (Águas de Antofagasta/Chile), Stefanie Schulte (Aither/Australia).

Serão temas do encontro: Água e Esgoto para Todos até 2030; Governança e Planejamento; Gestão Eficiente; Formação e Capacitação; Financiamento; Monitoramento e Relatório do ODS 6; Regulação; Comunicação e Tecnologia da Informação; Mudanças Climáticas e a Água.

Entre os oradores principais do evento estão Dhesigen Naidoo, da Comissão de Pesquisa da Água da África do Sul, Enrique Cabrera, especialista espanhol e membro da IWA – International Water Association, Paula Kehoe, diretora de Recursos Hídricos da San Francisco Public Utilities Commission (Califórnia/EUA), e os brasileiros Jorge Luiz Briard, presidente da Cedae, Karla Bertocco Trindade, presidente da Sabesp, Ricardo Soavinski, presidente da Sanepar, Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Roberto Cavalcanti Tavares, presidente da Compesa e da AESBE (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), e Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp.

Com expectativa de reunir no Riocentro cerca de 1.500 mil pessoas nas sessões temáticas, a Rio Water Weekfará história, inserindo o Brasil nas discussões sobre água mais importantes do planeta.

“O desafio maior é o de ir além das fronteiras do nosso Brasil e de interessar e trazer para discutir a universalização os nossos grandes parceiros internacionais”, ressalta o presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza.

“Estamos adaptando para a nossa RIO WATER WEEK alguns aspectos que julgamos positivos na organização e planejamento do Fórum Mundial da Água e das Semanas da Água que nos precederam. Entre eles, destacaria uma participação muito relevante das organizações parceiras – quase uma centena – que efetivamente coordenarão as 65 sessões da RIO WATER WEEK, trazendo com elas uma larga experiência nos quatro quadrantes do planeta”, frisa o vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, idealizador e embaixador do evento.

Water and Business – Água e Negócios

No âmbito da RWW, será realizado no dia 27 de novembro, das 9h45 às 18h, o evento Water and Business – Água e Negócios, desenvolvido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela Rede Brasil do Pacto Global e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Idealizado com o objetivo de ser uma contribuição do setor privado para a Semana da Água no Rio, o evento trará a visão de negócios associada a dois principais temas: Segurança da Água e Saneamento, que serão abordados em quatro painéis.

O Water and Business reunirá painelistas de alto nível que incluirão organizações empresariais e da sociedade civil nacionais e internacionais. Os painéis contarão com representantes de entidades como a Agência Nacional de Águas e Abcon/Sindcon,  e empresas como Ambev, Coca Cola,  Nestlé, ECOLAB, Aegea, Braskem e BRK.

Programação: http://riowaterweek.com.br/water-and-business/

 

Show de Roberta Sá

Com patrocínio da ABRATT – Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas  a Rio Water Week terá apresentação da cantora Roberta Sá, no dia 25 de novembro (domingo), às 19h30, e da DJ e atriz Marcella Rica na sequência. Apenas participantes inscritos no evento poderão adquirir ingressos para a noite Rio Water Week Celebration (clique aqui para garantir o seu ingresso). O show acontecerá no MAM – Museu de Arte Moderna.

 

Sobre a ABES

Com 52 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

 

Serviço:

Rio Water Week – Semana da Água do Rio

De 26 a 28 de novembro (dia 27 de novembro, das 9h45 às 18h, evento Water and Business – Água e Negócios

Riocentro – Rio de Janeiro – RJ

Patrocínio Master: CEDAE e SABESP

Patrocínio Prata: AEGEA Saneamento, CAESB, Enorsul e Grupo Águas do Brasil

Patrocínio: Consórcio Sanglobal Globalsan e Corsan

Realização: ABES www.abes-dn.org.br

Mais informações e inscrições: http://riowaterweek.com.br/

 

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) –  11 9 5820 0080 (TIM) –anarogers@foco21comunicacao.com e anapaularogers@gmail.com

Suely Melo – 11 9 8839 0380 – suelymelo@foco21comunicacao.com e  smlimelo@gmail.com

Clara Zaim –  11 9 8255 8031 – clarazaim@foco21comunicacao.com

 

4 Comentários em Rio Water Week, evento internacional sobre a água que a ABES realizará no RJ de 26 a 28 de novembro, abre credenciamento para jornalistas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.