Últimas Notícias

ABES-SP: roda de conversa marca a reativação da Câmara Técnica de Educação Ambiental

A Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP promoveu nesta quarta-feira, 21 de novembro, a roda de conversa “Educação ambiental e em saúde no contexto do saneamento: potencialidades e limites”. A convidada do encontro foi a professora Renata Ferraz Toledo, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Esta foi a primeira atividade da CT, que foi reativada e relançada em setembro, durante a Fenasan 2018. A Câmara é coordenada pelo diretor da ABES-SP, Agostinho Geraldes, que não pode participar do evento, e tem como coordenadora adjunta a tecnóloga Ana Paula Silveira, que mediou o bate-papo e agradeceu a todos em nome do coordenador.

Em, sua palestra, a especialista ressaltou a importância de reflexão crítica sobre realidade do saneamento no país e uma atuação da educação ambiental sempre respeitando a diversidade e as características das regiões brasileiras, comunidades e populações.

“A atuação do profissional deve incluir as pessoas, preparar indivíduos e grupos sociais para participar da busca de soluções para seus problemas, não apenas com ações pontuais, mas num processo contínuo”, frisou. Dessa forma, Renata ressaltou, é possível promover um ambiente em que as experiências e a troca de informação permaneçam com o grupo e que seja possível o fortalecimento e ampliação de poder do indivíduo como sujeito social.

A roda de conversa contou com a presença das engenheiras Ana Lucia Brasil e Roseane Lopes Garcia. Ana é coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas e Roseane coordena as CTs de Resíduos Sólidos e Saúde Pública da ABES-SP.

O tema estimulou a participação dos presentes, que fizeram muitas perguntas e colocações. “Achei interessante a abordagem, foi minha primeira participação, achei bastante rica a discussão, principalmente envolvendo o crescimento desordenado e os desafios que temos, não só pra superarmos alguns aspectos da legislação, mas também a educação ambiental, junto com a educação em saúde. Já passou do momento delas interagirem e a gente atuar de uma maneira unificada nessas duas vertentes. Pra mim foi enriquecedor demais e pretendo continuar participando de outras câmaras da ABES-SP”, afirmou o engenheiro da Sabesp, Abiatar Castro Oliveira.

Renata Ferraz agradeceu pelo convite e elogiou a iniciativa da ABES-SP. “Gostei muito. Trocar ideia com pessoas que são da área, que estão trabalhando com essas questões, que são da Sabesp, pra nós, da universidade, que queremos ir além da academia, é muito importante. É pra isso que eu trabalho, para produzir Ciência e que esta chegue na sociedade. Esses espaços que são criados para discussão são muito importantes. Estou à disposição para outras trocas de ideias e pensarmos projetos juntos.”

“A roda de conversa, brilhantemente conduzida pela professora Renata Ferraz marcou o retorno da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP. Foi um sucesso, com muitas ideias e discussões, o que nos aquece para o desenvolvimento das ações da Câmara a partir de agora”, comemora Ana Paula Silveira.

A Câmara terá sua próxima ação no início de janeiro e convidará todos os participantes e associados da ABES-SP.

Conheça as Câmaras Técnicas da ABES-SP e participe. Acesse aqui.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.