Últimas Notícias

CT Saneamento Rural da ABES: coordenadora participa de oficina de capacitação promovida pelo Banco Mundial

A coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Mônica Bicalho, representou a entidade na “I Oficina de Capacitação em Saneamento Rural”, promovida pelo Banco Mundial, nos dias 21 e 22 de fevereiro, em sua sede, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

O público alvo do evento foram os estados do Acre, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte, além do Ministério do Desenvolvimento Regional, a Funasa e outras instituições parceiras do Banco no setor de Saneamento Rural, como a ABES.

Segundo Mônica, em dezembro do ano passado, foram enviados a estes estados questionários com o objetivo conhecer seus problemas, identificar os principais desafios e entraves no âmbito da capacitação, principalmente, além de itens como modelos de gestão e tecnologia.

No primeiro dia (pela manhã), foram feitas apresentações e resumos dos resultados desses questionários. Em seguida, foi utilizada a “Metodologia World Café – seis mesas e três rodadas”, conforme explica a engenheira, que será anfitriãs de uma das mesas. Cada mesa discutiu todos os assuntos apresentados e os grupos vão se revezando. A primeira mesa debateu o tema “Levantamento de desafios e gargalos”, abrangendo os tópicos: planejamento, projetos executivos, supervisão de obra e inovação tecnológica. “No final de cada sessão, os anfitriões fizeram resumos e apresentaram na plenária”, destaca Mônica Bicalho.

Na parte da tarde, os grupos debateram (por estado) “Plano de ação – como superar os desafios e gargalos identificados”;

Levantamento dos desafios e gargalos, abordando os tópicos: institucional e legal, O&M, financiamento do modelo: estrutura e staff;

Identificando os principais desafios e gargalos – parte 2 apresentando e priorizando os desafios e gargalos – apresentação dos resultados de cada mesa.

O evento, segundo Mônica “foi sucesso total”.

1 Comentário em CT Saneamento Rural da ABES: coordenadora participa de oficina de capacitação promovida pelo Banco Mundial

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.