Últimas Notícias

Dia Mundial da Água: confira as atividades da ABES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio das Seções Estaduais, Câmaras (Temáticas e Técnicas) e do programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS, está realizando e participando de diversas atividades pelo Brasil em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Veja abaixo:

JPS-SP Núcleo Baixada Santista 
Nesta terça, dia 19 de março, a engenheira ambiental Paula Pinheiro e a engenheira química Lilyany Andrade (coordenadora do JPS-SP Núcleo Baixada Santista) realizarão a palestra “Panorama geral da água nos dias atuais”, na empresa Ecoporto, em Santos/SP. No dia 22 de março, a engenheira ambiental e voluntária do Núcleo, Kelly Magdallene, fará uma palestra na Escola Municipal 1º de Maio, no Guarujá, com o tema “Recursos hídricos e meio ambiente”. Já no dia 26, as coordenadoras Lilyany Andrade e Monique Rodrigues (engenheira ambiental e de segurança) irão realizar a palestra “Uso racional e consciente da água”, na empresa Braskem, em Santos.
ABES-DF

Para comemorar a data, a ABES Seção Distrito Federal (ABES-DF), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA DF, e apoio do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS e da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA, realizará no dia 26 de março, das 19h às 22h, uma oficina de trabalho “Excluídos do Saneamento Básico no DF”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O encontro tem como objetivo discutir temas como: abastecimento de água, rede de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, os quatro serviços essenciais que englobam o saneamento básico, e visam preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na qualidade de vida da população, na produtividade do indivíduo e preservação dos recursos hídricos, entre outros.

Conforme o Plano Distrital do Saneamento Básico – PDSB, 84,5% da população do Distrito Federal possui sistrema de coleta  de esgoto. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), assegurar disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos é um dos 17 objetivos do mundo a serem cumpridos até 2030, mas para implantar o serviço em diversas regiões no DF, o governo precisa superar o dilema da regularização.

 O evento é aberto ao público e envolve ações do Poder Público, estudantes, técnicos e gestores. O Encontro será realizado no Auditório do SLU, 6 andar do Shopping Venâncio ( SCS Quadra 8, Asa Sul). 

 

ABES-RS

A ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento- Corsan e a Associação Chico Lisboa, promovem até o dia 28 de março, a Edição Especial da Exposição: Água Essência da Vida – o olhar sobre a água em seus diversos usos”. A mostra está aberta para visitação na Sede da CORSAN – Porto Alegre, Rua Caldas Junior, 120, 18º andar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A exposição tem como homenageada especial a premiada artista plástica Zoravia Bettiol, que a mais de 60 anos produz e expõe sua arte em gravura, pintura, desenho, arte têxtil, arte mural, designer de joias e instalações, pelo Brasil e em vários países do mundo.

No Rio Grande do Sul, é comemorado o Dia Interamericano da Água, criado pela OPAS + AIDIS e outras instituições. Há 25 anos, a ABES-RS coordena a mobilização da sociedade em torno do primeiro sábado de outubro. A cada ano, mais de 1000 atividades acontecem, mobilizando parceiros em todo o estado. As organizadoras estimaram em 2,5 milhões de pessoas participando dos eventos de 2018. A exposição que acontece na CORSAN encerra as comemorações dos 25 anos de mobilização.

No dia 25, acontecerá a 1ª reunião de mobilização para a 26ª edição da Semana da Água

A presidente da seção, Jussara Kalil Pires, fará parte da comissão avaliadora das atividades realizadas no projeto GAME H2OJE, que tem como objetivo organizar equipes de funcionários da CORSAN para realização de atividades junto às comunidades das suas localidades.

A Seção também integra a comissão julgadora do Game H2OJE, da CORSAN. Para marcar o Dia Mundial da Água, a CORSAN lançou, no início do mês de março o Game H2OJE, composto por 7 desafios a equipes do seu quadro funcional.

Alinhados com o ODS 6 da ONU com foco na universalização do saneamento e da sustentabilidade, as tarefas foram desenvolvidas por 12 equipes do interior do estado que se destacaram em criatividade, motivação e mobilização social.

A presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires,  foi convidada para a difícil tarefa de julgar o resultado das equipes, juntamente com o Engº Everson Gardel de Melo, Diretor de Manutenção do SEMAE de São Leopoldo e
Eroni Ferreira Lago, Chefe do Gabinete da Presidência da CORSAN.

“É importante para a ABES estar presente neste evento histórico que proporcionou à CORSAN aproximar-se ainda mais da sociedade gaúcha.” disse Jussara Kalil ao final dos trabalhos de julgamento das tarefas.

 

CT Comunicação

A Câmara Técnica de Comunicação da ABES, em parceria com a Câmara Técnica de Imprensa e Comunicação da AESBE, promoverá um curso de capacitação para jornalistas. As inscrições serão abertas no dia 22 de março e as aulas começarão em 12 de abril.O objetivo do curso é contribuir para a qualificação dos profissionais que tenham interesse no conhecimento mais aprofundado sobre os temas relacionados ao saneamento.

JPS-SP
No dia 25 de março, às 10h e às 14h, o coordenador adjunto do JPS-SP, Thiago Silva, ministrará uma palestra com o tema “Conscientização, proteção e preservação dos recursos hídricos”, no CCA Obra do Berço, localizado na Rua do Chico Nunes,173 – Vila Andrade, São Paulo/SP.

CT Recursos Hídricos

A Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP, coordenada pelo engenheiro Luis Eduardo Grisotto, realizará, neste mês de março, uma Visita Técnica ao Sistema Produtor São Lourenço.  Este é o nono sistema de abastecimento da Grande São Paulo e o quarto mais importante em capacidade de fornecimento de água, depois do Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê. O sistema é composto pelas águas do Reservatório Cachoeira do França, que se localiza na região dos municípios de Ibiúna e Juquitiba.

ABES-GO

A ABES Goiás promoverá, nos dias 3 e 4 de abril, em parceria com o Clube de Engenharia de Goiás, o evento “Dia Mundial da Água.

Confira a programação abaixo

ABES-Núcleo Acre

O presidente Julio Cesar Pinho Mattos participará do evento do Governo do Estado do Acre no dia 22. Ele falará em nome da ABES, às 14h30, no lançamento da campanha “Desperdício é a gota d’água” (programação abaixo).

ABES-BA

A ABES Seção Bahia integrará a manifestação “XIX Grito da Água”. Concentração a partir das 14h, na Praça do Campo Grande, em Salvador/BA.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.