Últimas Notícias

ABES-SP disponibiliza livro sobre Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, por meio do Grupo de Pesquisa de Tratamento de Efluentes e Recuperação de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil – FEC, coordenaram a elaboração do livro “Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas: referencial para escolha de soluções”.  A publicação é gratuita e está disponível para download AQUI. 

Os principais objetivos do livro, além de apresentar alternativas de tratamento de esgoto doméstico em comunidades isoladas, é possibilitar aos moradores dessas localidades, gestores públicos e consultores técnicos a fazerem as melhores escolhas de tecnologias para cada caso; e divulgar os projetos bem-sucedidos e inovadores, elaborados por universidades, institutos de pesquisa, institutos de permacultura e agroecologia, prefeituras municipais e ONGs, no âmbito unifamiliar ou semicoletivo.

Nessa primeira edição são apresentadas 15 (quinze) tecnologias de tratamento de esgotos domésticos (numeradas no Fluxograma de Escolha – veja abaixo), por meio de imagens, aspectos construtivos, eficiência e casos bem-sucedidos. De forma complementar mais três soluções de tratamento com disposição no solo.

Fluxograma

Outras contribuições poderão ser incluídas na plataforma digital localizada no site da Unicamp, com previsão de atualização a ser determinada. Os critérios de escolha serão o de inovação, eficiência econômica e de gestão.

 

 

6 Comentários em ABES-SP disponibiliza livro sobre Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.