Últimas Notícias

Membro do JPS-SP defende tese de doutorado sobre informações geográficas no saneamento. Estudo está disponível para consulta

O geógrafo Thomas Ficarelli, integrante do JPS da ABES São Paulo, defendeu no dia 14 de abril uma tese de doutorado com o título “Informações Geográficas nos Serviços de Água e Esgoto: Aplicações e Disparidades de uma tecnologia de uso global” (o estudo está disponível para consulta aqui), pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP.

A tese teve por objetivo criar um método de gestão por meio de indicadores, pelos quais companhias em diversos locais do mundo possam ter referências para maximizar o uso de informações georreferenciadas, mapas e Sistemas de Informações Geográficas. O método consiste em dar orientação em ações como mapeamento de estruturas, integração de sistemas, gestão de conhecimento, parcerias interinstitucionais e com as populações atendidas.

“Foi um trabalho longo. Passei pelo Nordeste, pela África e pela Europa para buscar respostas que fizessem sentido para as três companhias estudadas e para os 47 profissionais entrevistados. O levantamento bibliográfico incluiu pesquisas de 46 países, tudo com o intuito de apoiar a universalização do saneamento e melhorias pelo mundo afora. As tecnologias de informações geográficas hoje são mais acessíveis por serem mais baratas e pelas pessoas terem mais conhecimento que 10 anos atrás e as ferramentas  de gestão devem acompanhar essas novidades, tal como apresentado na Tese”, explicou Thomas.

7 Comentários em Membro do JPS-SP defende tese de doutorado sobre informações geográficas no saneamento. Estudo está disponível para consulta

  1. This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.