Últimas Notícias

Parceria entre Brasil e Portugal é celebrada na abertura do XVII Silubesa, em Florianopópolis

Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES, fala na abertura do evento

Com as boas-vindas da presidente da ABES-SC Fernanda Vanhoni Biz, teve início, nesta segunda-feira, 6, em Florianópolis, o XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Silubesa), promovido pela ABES em parceria com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos – APRH e a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental – APESB e que nesta edição tem como tema central “”Soluções para um melhor saneamento ambiental”.

O painel inaugural foi coordenado pelo presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, que destacou a parceria entre portugueses e brasileiros. “Esperamos o sucesso de mais essa edição do Silubesa. Que ao fim desse evento, técnicos e presentes possam encaminhar propostas para a melhoria do setor.”

Presidente diretivo da APESB, Paulo J. Ramísio afirmou que o Silubesa orgulha as três entidades que organizam o evento e que é um excelente momento de colaboração entre os participantes. “Buscamos a consolidação de conhecimento e boas práticas de engenharia e saneamento ambiental. A qualidade do evento contribui para essas áreas de conhecimento. As políticas de desenvolvimento ambiental são um desafio que se apresenta em contextos complicados. É preciso ser criativo e ousar pensar em novos desafios. Queremos valorizar o desenvolvimento para aprofundar laços com a população científica. Juntos somos mais fortes”, frisou.

13390936_10153834499428477_1476016383_n
Plateia lotada durante abertura do evento

Para o presidente da APRH, Francisco Taveira Pinto, o Silubesa é um excelente exemplo dos objetivos que a associação possui e também parceria estratégica entre as comunidades técnicas e científicas do Brasil e de Portugal. “O Silubesa tem servido para analisar e debater vários assuntos, resolver temas complexos nas áreas de engenharia ambiental. Mas há muito a fazer. Alguns problemas foram resolvidos, outros continuam na atualidade e outros ainda não foram solucionados. Por isso a comunidade tem interesse em organizar este evento, para buscar melhores soluções para a engenharia e o saneamento ambiental.”

Representando o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Valter Gallina, diretor-presidente da Casan, destacou o importante momento em que o Estado recebe o Silubesa. Ressaltou investimentos na ordem de R$ 2 bilhões realizados na área pelo governo estadual, todos capitaneados pela Casan, “A conscientização mudou e fez com que os cidadãos passassem a exigir este tipo de investimento. A população sabe que essas obras são fundamentais para a qualidade de vida.”

O Silubesa acontece até quarta-feira, dia 8, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Veja mais imagens na página do Facebook da ABES

Assista à reportagem da TV Globo sobre o simpósio.

 

3 Comentários em Parceria entre Brasil e Portugal é celebrada na abertura do XVII Silubesa, em Florianopópolis

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.