Últimas Notícias

JPS-SP e Núcleo Baixada Santista participam de ação de limpeza em mangue no Guarujá

No último sábado, dia 29 de junho, membros do programa Jovens Profissionais – JPS da ABES-SP e do Núcleo Baixada Santista integraram uma ação de limpeza do mangue na Unidade de Conservação Serra do Guararu, no Guarujá/SP. A atividade foi realizada em conjunto com varias instituições e também com a Prefeitura do Guarujá.

A iniciativa contou com a participação das coordenadoras do JPS Baixada, Lilyany Andrade e Monique Rodrigues, Thiago Silva Pereira (coordenador adjunto JPS-SP), além dos voluntários dos Sara Natascha Santos, Patrícia Moreno Fernandes, Kelly Magdallene, Camila Bellato, Camila Pratalli, Alex Costa Jr, Nicholi Athanazio e Thaís Diniz.

Segundo os jovens profissionais, além dos materiais já esperados como plástico e vidros, foram coletados uma grande quantidade de pneus e até mesmo um colchão foi encontrado no mangue.

“Vimos o impacto gerado pelos resíduos e a importância de dar o destino correto. Foi uma pequena área, porém uma grande quantidade de resíduos sólidos urbanos retirados. Com isso, percebemos que muitos dos objetos retirados não são só da população local, mas também são levados das praias”, disse Sara Natascha Santos, voluntária do JPS-SP.

“A participação do JPS-Baixada Santista em ações de limpeza de rios e praias, principalmente, é de extrema importância. A retirada do resíduo traz inúmeros benefícios ao ambiente, mas é um ato simbólico, enquanto a promoção da educação ambiental é o real objetivo, buscando despertar nos moradores e frequentadores daquele a ambiente atitudes conscientes”, acrescentou a voluntária do JPS Baixada Camila Pratalli.

Além da atividade de limpeza, o grupo aproveitou para apresentar o Guarujá aos membros do JPS-SP, que puderam conhecer um pouco mais da cidade e das praias da região.

“Nós estamos há um tempo querendo fazer uma atividade que unisse os dois grupos, essa foi uma oportunidade ótima, e agora já estamos planejando outras!”, ressaltou Lilyany Andrade, coordenadora do JPS Baixada.

“Amei conhecer todos! As meninas do Núcleo JPS baixada foram extremamente atenciosas, nos mostrando a comunidade ao redor e toda sua carência em conhecimento ao cuidado e preservação da natureza. Experiência que levarei para vida!”, completou Sara Natascha.

6 Comentários em JPS-SP e Núcleo Baixada Santista participam de ação de limpeza em mangue no Guarujá

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.