Últimas Notícias

ABES-SP promove evento sobre gestão e aplicações de sistema de informação geográfica no saneamento. Inscrições gratuitas

O uso de SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) tem se tornado cada vez mais comum nas companhias de saneamento do Brasil e do mundo. Frente a essas demandas, as companhias enfrentam desafios na gestão de dados, informações, de equipes e de aplicações para maximizar o uso desta tecnologia. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção São Paulo (ABES-SP) promoverá, no dia 15 de agosto, das 18h às 20h, o evento Gestão e Aplicações de SIG no Saneamento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: comunicacao@abes-sp.org.br.

O encontro será realizado na sede da entidade, na capital paulista, e propõe trazer maior familiaridade aos profissionais do setor, bem como aproximar os profissionais da área “geo” com a realidade do saneamento.

Na ocasião, Nagip Abrahão, da SABESP, trará insights sobre a implantação e a pós-implantação de SIG em empresas de saneamento, abordando os tópícos tecnologias, governança de dados, operação do SIG, segregação de funções: negócio x TI, e gestão das aplicações, na palestra ‘Implantação e Pós-implantação de Projetos de SIG para Companhias de Saneamento’.

Em seguida, o Doutor em Saúde Global pela USP, Thomas Ficarelli, ministrará a palestra ‘Método e Indicadores de Uso e Gestão de SIGs de Saneamento’. Thomas falará sobre a concepção do método, baseado nas experiências das companhias CAGECE (Fortaleza-CE), NCWSC (Nairobi, Quênia), ACEA ATO2 (Roma, Itália) e FÖVÁROSI VÍZMÜVEK (Budapeste, Hungria), e apresentará 56 indicadores desenvolvidos ao longo de 5 anos, com propostas e formas de acompanhá-los permanentemente para uma companhia de saneamento.

Ao final, o vice-presidente da ABES-SP e sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções, Luiz Roberto Gravina Pladevall, e o engenheiro Edson Souza, da CPS Engenharia e Soluções, falarão sobre ‘Ferramenta GISWATER para gestão de SAA e melhoria da eficiência operacional’. Na palestra apresentará a ferramenta GISWATER, que possibilita a gestão de sistemas de abastecimento de água, atuando na implantação, atualização ou adequação do cadastro técnico, de maneira georreferenciada, possibilitando sua integração com a modelagem hidráulica do sistema, utilizando apenas software livres, permitindo a customização pelo usuário, de maneira personalizada. Também serão apresentados exemplos e possibilidades de melhoria da eficiência operacional utilizando o GISWATER.

Serviço

O quê: Gestão e Aplicações de SIG no Saneamento.

Quando: dia 15 de agosto (quinta-feira), das 18h às 20h

Onde: sede da ABES-SP – Rua Eugênio de Medeiros, 242 – 6º Andar, Pinheiros – São Paulo/SP

 

3 Comentários em ABES-SP promove evento sobre gestão e aplicações de sistema de informação geográfica no saneamento. Inscrições gratuitas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.