Últimas Notícias

JPS da ABES-MG firma parceria com ONG Engenheiros sem Fronteiras

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Minas Gerais (JPS/ABES-MG) realizou, nesta terça, 16 de julho, mais um reunião, que deu sequência ao processo de parceria com a ONG Engenheiros sem Fronteiras – EsF. Estiveram presentes no encontro, que consistiu no alinhamento de ações, Witan Silva, coordenador do JPS-MG, João Arthur, membro do programa e Samuel França e Isis Batista, vice-presidente e diretora de Projetos EsF-BH, respectivamente.

A parceria do JPS-MG no âmbito do Núcleo EsF-BH, conforme explica Witan, consiste no apoio e desenvolvimento conjunto do Projeto Escola Sustentável. Partindo da premissa de construção de um modelo de escola sustentável que sirva de referência em ações de economia circular/sustentabilidade na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. O foco das ações visa integrar a expertise dos envolvidos alcançando ganho de escala e maior visibilidade.

“A iniciativa partiu da aproximação das instituições e de uma visão comum entre elas, que entende a “Engenharia como agente de transformação social” e através do voluntariado busca reduzir as desigualdades e contribuir de forma prática para a construção de uma sociedade sustentável”, destaca o coordenador do JPS-MG.

De acordo com o engenheiro, desde abril deste ano, o JPS-MG estabeleceu uma aproximação com o EsF. “Convidamos eles para participarem dos nossos minicursos  e conhecemos alguns projetos deles. Em junho, tive reuniões com o Cleuller Camilo, presidente dos Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil, e a parceria foi firmada”, conta. “O EsF funciona de forma similar ao JPS. Eles têm uma presidência nacional e núcleo com autonomia de ações, por isso a parceria se dá em duas frentes: “1. EsF Brasil – abrange o grupo nacional e 2. Núcleo EsF-BH – visa integrar ações locais para instalação de um piloto”, explica Witan Silva.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação é gratuita.

Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse Jovens Profissionais do Saneamento.

Sobre a ONG EsF 

A ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil promove o desenvolvimento humano de maneira sustentável através da engenharia. Desde 2010 no país já teve mais de 4000 voluntários, e chegou a mais de 70 cidades executando mais de 500 projetos nas áreas de engenharia, gestão e empreendedorismo, educação, infraestrutura e sustentabilidade. Atualmente, possui cerca de 2000 voluntários estudantes e profissionais, que acreditam em uma engenharia popular, solidária e com retorno as comunidades onde se inserem. Para fazer parte da mudança é possível fundar um núcleo, entrar em uma equipe existente ou ser um apoiador através de doações.

Acesse o site aqui.

5 Comentários em JPS da ABES-MG firma parceria com ONG Engenheiros sem Fronteiras

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.