Últimas Notícias

JPS da ABES-SP debate resultados do Congresso da ABES em Natal

Pensando no público que não pôde estar presente no 30º Congresso da ABES, realizado de 16 a 19 de junho, em Natal, no Rio Grande do Norte, o Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Seção São Paulo da ABES, promoveu nesta terça, 16 de julho, o debate ‘30º CBESA: experiências e aprendizados de jovens de SP em Natal’. O encontro, realizado na sede da entidade, na capital paulista, abordou a intensa programação de atividades do JPS no evento, a participação dos jovens de todo o Brasil e as expectativas para os próximos anos, especialmente para o 31º Congresso da ABES, que ocorrerá, em 2021, em Curitiba, no Paraná.

“O evento pós-congresso foi essencial para sabermos de tudo que rolou em Natal e encarar que ainda há muito a ser feito pelo saneamento no país, ainda mais para nós de São Paulo sairmos da ‘bolha’ e entender a real necessidade da universalização do saneamento como um todo e como estamos distantes disso”, frisou a coordenadora do JPS-SP, Maria Fernanda Garrubo Bentubo. O objetivo foi compartilhar as experiências de quem prestigiou o congresso com quem não pôde ir, como ela, por exemplo”, acrescentou.

“Tenho um carinho imenso por este congresso. É uma oportunidade de ouro! Estive presente no Rio de Janeiro (edição 2015) e em São Paulo (edição 2017) e pude perceber como a ABES e o programa JPS evoluíram nesses anos. Sem dúvida o Congresso em Natal foi um dos melhores de todos, em nível de organização, propostas e integração dos jovens profissionais”, destacou a jovem profissional.

O engenheiro civil, Leonardo Medeiros, integrante do JPS-SP, ressaltou que o JPS da ABES tem realizado vários eventos importantes, ao longo dos ano, no Estado de São Paulo. Neste último, segundo ele, além de partilhar experiências vividas no congresso em Natal, a atividade teve como objetivo “abrir as portas para outros profissionais da área conhecerem melhor a estrutura do programa e os benefícios de estar inserido e participando ativamente dele”.

Leonardo foi um dos participantes do evento. “Falando resumidamente sobre a minha experiência pessoal no congresso, posso dizer que já estou confirmado para os próximos! Foi a minha primeira vez em um congresso a nível nacional e tive a grande oportunidade de ir por meio do JPS-SP, além de já me tornar um associado ABES-SP. Conhecendo um ou outro profissional, fui muito bem acolhido e recepcionado lá em Natal pela turma dos Jovens Profissionais e logo já me senti em ‘casa'” conta ele.

“O congresso contou com inúmeras palestras, atividades, apresentações de trabalhos técnicos, eventos sociais/educativos (Espaço Água), visitas técnicas (Aterro Sanitário/Estação de Tratamento de Jaguaribe), estande de empresas, inovações e muitas outras ações acontecendo durante os 3 dias intensos do evento”, lembra Leonardo. “Pensando um pouco mais à frente, pode-se dizer que é o lugar ideal para agregar conhecimento técnico na área, divulgar trabalhos realizados, conhecer profissionais de todo o Brasil e estreitar ainda mais os relacionamentos já firmados, buscando sempre criar oportunidades futuras de parcerias ou explorando novos caminhos no mercado de trabalho da Engenharia Sanitária e Ambiental”, conclui o jovem profissional.

Para Thiago Silva, coordenador adjunto JPS-SP, a atividade sobre as experiências e aprendizados dos jovens de São Paulo, no 30° Congresso da ABES, em Natal, foi de suma importância “para podermos entender sobre o universo corporativo no ramo de atividade relacionada ao saneamento ambiental, bem como foi importante para entendermos sobre o cenário atual do estado frente as questões dos recursos hídricos. Tudo isso de uma forma diversificada, interativa, onde fez com que a maioria dos participantes obtessem um conhecimento amplo sobre este tema, que está em alta nos dias atuais”, comentou.

O coordenador nacional do JPS, Álvaro Diogo Teixeira, também opinou acerca iniciativa do JPS-SP e também sobre a participação dos jovens profissionais nos congressos da ABES. “O evento foi bem bacana. Foi legal podermos compartilhar um pouco das atividades das quais participamos no congresso. Três pessoas presentes na reunião participaram do evento em Natal e o restante acompanhou a conversa para tirar dúvidas, saber detalhes da programação do JPS, que foi bem intensa. Tivemos atividades todos os dias, às vezes duas, três vezes durante o dia. Foi uma participação com muita visibilidade, bastante expressiva com jovens de todo o Brasil”, lembra Álvaro. “Espero que continue crescendo. Estamos pensando no JPS com uma crescente boa”, acrescentou ele, que já participou de três edições do Congresso da ABES (2015, 2017 e 2019). “A presença, articulação, mobilização e engajamento só vêm aumentando dentro da associação. Espero que em 2021, em Curitiba/PR, e 2023, em Belo Horizonte/MG, o número de jovens profissionais e de atividades só aumente”, finalizou.

Sobre o JPS

O Jovens Profissionais do Saneamento é um programa de desenvolvimento contínuo, criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2010, que tem como objetivo despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam em saneamento, e promover o debate de temas atuais relacionados ao setor de Saneamento e Meio Ambiente. O JPS está presente em quase todos os estados brasileiros.

O JPS proporciona aos seus integrantes, ações como suporte à publicação de artigos técnicos para apresentação em congressos, divulgação de cursos, participação em eventos, promoção de visitas técnicas e palestras sobre o setor, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento acadêmico dos jovens e promover uma rede de relacionamento.

A participação é gratuita.

Para fazer parte do JPS-SP entre em contato pelo e-mail: jps@abes-sp.org.br

Para saber como participar do programa em outros estados, acesse Jovens Profissionais do Saneamento.

 

 

6 Comentários em JPS da ABES-SP debate resultados do Congresso da ABES em Natal

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.