Últimas Notícias

ABES-SP: veja como foi a cerimônia de posse da nova Diretoria

Aconteceu nesta quarta, 14 de agosto, a posse da nova Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) e Subseções para a gestão 2019-2021. A solenidade, que celebrou o início do segundo mandato do presidente Márcio Gonçalves de Oliveira e seu vice, Luiz Roberto Gravina Pladevall, foi realizada no Espaço Kaza Fendi, na capital paulista.

Diversos associados da ABES, profissionais do saneamento, diretores da Sabesp e representantes de entidades do setor prestigiaram o evento.

Estiveram presentes: Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES, José Paulo Godoi Martins Netto, presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; Uladyr Orminando Nayme, presidente da ASEC – Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente; Mauro Adamo Seabra, gerente executivo da ASFAMAS – Associação Brasileira de Materiais para Saneamento, que representou o Sr. Alencar; Guilherme Lehmkuhl, diretor do Grupo Setorial de PVC; Marta Alciane Pereira, que representou Alceu Segamarchi Junior, Superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica; Carlos Roberto Mingione, Presidente Nacional do SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva; Neiroberto Silva – coordenador adjunto do Grupo de Trabalho Atuação da Fiscalização do CREA-SP nas Atividades de Saneamento Básico, representando o Eng. Vinicius Marchese Marinelli, presidente do CREA-SP; Viviana Borges, presidente da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp; e Luiz Roberto Gravina Pladevall, como presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente.

Também marcaram presença Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da ABES; Alceu Guérios Bittencourt, diretor nacional e ex-presidente da seção paulista da entidade; Mônica Porto, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP); Ricardo Toledo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; e os diretores Metropolitano e de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Paulo Massato e Edison Airoldi, respectivamente.

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, abriu a cerimônia cumprimentando Márcio Gonçalves por mais uma gestão e toda a nova diretoria, os associados, empresários e sanitaristas presentes. Destacou ainda participação dos representantes da Sabesp, lembrando que esta é a principal empresa do estado que colabora com a associação.

Em seguida, destacou o papel da ABES no setor (promover o desenvolvimento técnico, científico e político/institucional) e a importância da ABES-SP neste contexto “a locomotiva para a nossa entidade”, disse antes de desejar sucesso para a seção. Falou sobre as Câmaras Temáticas e Técnicas da entidade, que segundo ele, desenvolvem importantes padrões e temas que ajudam o país a crescer no saneamento. “Buscamos melhorar a gestão e ajudar as empresas públicas e privadas, operadoras e fornecedoras da cadeia produtiva do saneamento”, ressaltou. E mencionou também o PNQS – Prêmio de Nacional da Qualidade em Saneamento, promovido pelo CNQA – Comitê Nacional de Qualidade ABES que “ajuda a instituir um modelo de gestão com melhoria no setor”.

Marco Regulatório

Há quase dois anos, lembrou Roberval, no âmbito político institucional da ABES, a entidade tem voltado suas energias para as propostas de revisão do Marco Legal do Saneamento. Na visão do engenheiro, o Estado de São Paulo é muito importante para a discussão, reflexão e o desenvolvimento do tema. “A ABES é favorável às mudanças que possam ocorrer no Marco Legal para melhoria no saneamento. Temos mais de 30 milhões de pessoas sem água potável, mais de 50% da população não têm acesso à coleta e tratamento de esgoto. Existem mais de 3 mil lixões no Brasil”, elencou. “A relevância do nosso debate é a mudança na Lei para que possa beneficiar todo o país”, emendou Roberval.

Ele frisou que há sete projetos sendo debatidos e que a discussão irá levar à um consenso e à construção de um futuro melhor para o Brasil. “É um assunto difícil. Um dos projetos mais equilibrados é do Deputado Federal Samuel Moreira, que com alguns ajustes irá contribuir para o setor”, opinou. Segundo o presidente da ABES, a Câmara dos Deputados lançou nesta terça, 13 de agosto, uma comissão instituída para debater os projetos de lei do saneamento. O debate será forte e vai precisar de energia”, prevê.

Roberval Tavares reforçou que a ABES não abre mão de um texto que apresente solução para que todo cidadão tenha acesso ao saneamento. “Nossa discussão se baseia nisso. Temos que construir algo que seja bom. Não vamos admitir que o setor de saneamento seja prejudicado por causa de salário atrasado”, disse salientando que o Governo de Minas Gerais tem pretensão de vender a Copasa para pagar salários em atraso. “Precisamos de lei para melhorar as condições sanitárias. A Comissão criada com 33 deputados só irá demorar mais para chegar à um ponto final. Temos que criar uma comissão para discutir e resolver a situação do saneamento no Brasil”, concluiu.

Balanço e novos desafios

Em seu discurso de posse, o presidente reeleito, Márcio Gonçalves de Oliveira, falou das realizações de sucesso e os desafios da gestão 2017-2019. Entres os destaques citados, estão o Congresso ABES Fenasan 2017 (em parceria com a AESabesp), a reinauguração do Bar da ABES-SP, a edição de livros e a participação ativa nas discussões sobre a proposta de revisão do Marco Legal do Saneamento.

Márcio Gonçalves ressaltou também a importância do programa Jovens Profissionais do Saneamento da seção – JPS-SP. “Com os olhos voltados para o futuro, a ABES-SP tem incentivado cada vez mais a participação das novas gerações. O aumento significativo da atuação no programa Jovens Profissionais do Saneamento, com eventos em todo o estado de São Paulo, tem reforçado ainda mais o caráter plural, democrático e inovador da associação. Nossos jovens têm trazido importantes temas para discussão e iniciativas, o que nos dá a certeza de que o futuro da nossa querida ABES está em excelentes mãos”, enfatizou (leia mais aqui).

Confira aqui o vídeo institucional da entidade, apresentado na ocasião.

Acesse aqui a galeria de fotos.

5 Comentários em ABES-SP: veja como foi a cerimônia de posse da nova Diretoria

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.