Últimas Notícias

ABES-RS: CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética realiza em São Leopoldo sua 16ª reunião

Visita Técnica à Instalação do Turbogerador (Marca Higra) no SEMAE – São Leopoldo/RS.

Com a presença de 74 profissionais, foi realizada nesta quarta, 14 de agosto, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo/RS, uma importante reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS).

O encontro tratou-se de dois assuntos muito atuais e de grande interesse às empresas e técnicos que atuam nestas áreas estratégicas: Taxa de crescimento Natural das Perdas, e Redução de Pressões com Geração de Energia Elétrica. A reunião contou com participantes da CORSAN, DMAE, SEMAE, COMUSA, Água de Ivoti, RGE, COESTER, HIGRA, Altus, UNISINOS e profissionais liberais destas áreas.

A primeira palestra foi proferida por Ricardo Röver Machado, engenheiro da CORSAN e coordenador desta Câmara Técnica da ABES-RS, que discorreu sobre elementos técnicos relacionados à pesquisa de vazamentos, redução de pressões, setorização e ações a realizar para evitar o crescimento das perdas. Ensinou também a calcular a taxa de crescimento natural, a partir de planilha e exemplo prático.

Engenheiros Ricardo Röver Machado e Everson Gardel de Melo, palestrantes na 16ª Reunião da CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS.

Na segunda palestra, o Engº Everson Gardel de Melo, Diretor de Manutenção do SEMAE apresentou um case de grande sucesso do SEMAE: a implantação de um turbogerador (Marca Higra) onde havia uma estação de bombeamento. Foram apresentados detalhes técnicos, as análises realizadas e as vantagens de terem substituídos os motores que estavam instalados pelo equipamento que, ao mesmo tempo em que reduz pressões, produz energia elétrica, reduzindo de modo impressionante a tarifa de energia elétrica e as perdas de água no setor.

Após as palestras houve um período de debates, e ao final, uma visita técnica ao local de instalação do turbogerador.

“Esta Câmara Técnica nasceu do sonho de vermos reunidos em uma mesma sala profissionais de diversas empresas, compartilhando conhecimentos e experiências, exatamente o que temos visto a cada reunião”, destaca o engº Ricardo Röver Machado, coordenador das Câmaras (Temática e Técnica) de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES (em âmbito nacional) e da ABES-RS (estadual).

A próxima reunião está prevista para o mês de novembro de 2019. Mais informações podem ser obtidas por meio dos contatos que constam no site www.abes-rs.org.br

Coordenação Executiva da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética: Ilson Behling (CORSAN, Secretário Executivo), Luis Alexandre Barros (DMAE, Coordenador Adjunto), Ricardo Röver Machado (CORSAN, Coordenador), Everson Gardel de Melo (SEMAE, Secretário de Gestão de Perdas). Integra também esta coordenação o Engº Antônio Accorsi (CORSAN, Secretário de Eficiência Energética).

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: