Últimas Notícias

Câmara de Regulação e Tarifa da ABES: assista à palestra online sobre índice de preços do saneamento

A Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES, coordenada pela engenheira Marisa Guimarães, promoveu nesta terça-feira, 20 de agosto, o webinar “Índice de Saneamento: criação de um índice de preços próprio para o setor”, com a palestrante Cíntia Vilarinho, assessora de Projetos e Qualidade da ARISB-MG (para assistir à vídeo-aula, acesse aqui).

Cíntia teve se trabalho técnico premiado como o melhor do Congresso da ABES 2019, promovido em Natal/RN, de 16 a 19 de junho.

Para o coordenador da Arsae, Raphael Castanheira Bradão, “a apresentação de hoje feita pela palestrante Cíntia mostrou uma metodologia que proporciona cálculos de reajuste mais fidedignos com a realidade da prestação de serviços de saneamento. Portanto, com essa metodologia de reajuste, são estabelecidas tarifas mais justas”.

Daniel Narzetti, diretor da AGIR, afirma que a apresentação de propostas para criar um Índice de Preço para o Setor Saneamento traz maior segurança e robustez para o mecanismo de recomposição do poder compra deteriorado pelo aumento de preço dos insumos de produção. “A apresentação da reguladora Cíntia nos trouxe um modelo paramétrico composto pela participação dos insumos de produção e uma cesta de índices de preços. O Índice de Preço Paramétrico tende a reajustar a tarifa mais próximo da deterioração inflacionária ocorrida, assegurando ao prestador de serviço sua capacidade de poder de compra e aos utilizadores, índices de preços relacionados ao setor”, ressalta. “O debate sobre um Índice de Preço para o Setor Saneamento está aberto e se mostra mais uma importante ferramenta para o saneamento, sendo possível trabalhar com índices locais, estaduais e nacional, de forma que a participação da ABES nesse processo contribui com o amplo debate e tende a fortalecer a criação de um Índice de Preço para o Setor Saneamento”.

Sempre alinhada às temáticas pertinentes à universalização da regulação, a Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES lançará, nos próximos dias, seu calendário de palestras online para o segundo semestre de 2019, sobre “Segurança hídrica e regulação”.

Acompanhe as novidades da Câmara neste site e na página da CT (clique aqui).

E para fazer parte da Câmara e suas atividades e discussões, envie um e-mail para  cttarifa@abes-dn.org.br.

4 Comentários em Câmara de Regulação e Tarifa da ABES: assista à palestra online sobre índice de preços do saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.