Últimas Notícias

ABES-RS: 3° Seminário Estadual Água e Saúde debate a “Revisão da Portaria da Potabilidade

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com o  Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS (CEVS/RS), realizou nesta quinta, 24 de outubro, no Hotel Continental – Salão Piratini, em Porto Alegre, a 3ª edição do Seminário Estadual Água e Saúde – série de eventos centrada na discussão da temática Água Segura.

A entidade reuniu especialistas em torno do tema “Revisão da Portaria da Potabilidade”. Na ocasião, foi discutida a realidade do Rio Grande do Sul frente às propostas de modificação do Anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017 do Ministério da Saúde.

“Antes de tudo, nosso objetivo é resgatar a parceria entre os setores de saúde e saneamento. Estiveram presentes neste encontro profissionais da Vigilância em Saúde, operadores de saneamento, pesquisadores das duas esferas [saúde e saneamento] e interessados em geral nestas áreas”, destacou a Presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires.

Ela explica que a cada ano, um tema orienta as atividades. “A primeira edição buscou discutir a importância da limpeza de reservatórios como medida básica de garantir a segurança. Da água servida à população. A segunda edição voltou-se para o tratamento de esgotos como medida garantidora da qualidade da água nos mananciais. Nesta terceira edição, tendo em vista o processo de revisão da Portaria do Ministério da Saúde sobre potabilidade da água, abordamos este tema”, detalhou Jussara. “Dentro do possível, o atendimento às diretrizes de potabilidade será confrontado com a realidade do uso de sistemas individuais de tratamento de esgoto (tema de Semana da Água 2019), muito presente em nosso estado”, emendou.

2 Comentários em ABES-RS: 3° Seminário Estadual Água e Saúde debate a “Revisão da Portaria da Potabilidade

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.