Últimas Notícias

ABES marcará presença no VIII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce, em Natal/RN

A ABES participará do VIII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce-PAD, que será realizado de 27 a 29 de novembro, no Praiamar Hotel, em Natal, no Rio Grande do Norte. O Presidente nacional da entidade, Roberval Tavares de Souza, será representado pelos diretores da ABES-RN,  Sérgio Bezerra Pinheiro, que participará da evento, às 14h, e Maria Wagna de Araújo Dantas.

A oitava edição do encontro contará com a participação de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, organismos internacionais, coordenadores estaduais do Programa Água Doce, técnicos, empresas que atuam no tema da dessalinização, organizações da sociedade civil e representantes das comunidades atendidas pelo PAD.  As inscrições estão abertas até o dia 15 de novembro (clique aqui para acessar o formulário)

O Programa Água Doce

O Programa Água Doce – PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. A iniciativa visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

Até o momento, foram diagnosticadas 3.378 comunidades, em 270 dos municípios mais críticos da região semiárida brasileira. Também foram capacitados cerca de 2.000 operadores dos sistemas de dessalinização. São 743 sistemas em operação e fornecendo água de qualidade para os estados: 243 no Ceará, 77 na Paraíba, 29 em Sergipe, 22 no Piauí, 76 no Rio Grande do Norte, 60 em Alagoas e 236 na Bahia, beneficiando aproximadamente 300.000 pessoas com água de qualidade. Os estados de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco estão na fase de diagnóstico.

8ª edição do evento

O VIII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce tem como objetivo fortalecer a integração das diversas instituições envolvidas na execução do programa, além de capacitar os técnicos dos núcleos estaduais e representantes dos municípios e comunidades para a gestão dos sistemas de dessalinização. Espera-se ainda a apresentação, por parte dos estados, dos Planos Estaduais do Programa Água Doce (2020-2029) com vistas à implementação da segunda fase do Programa.

Destaca-se que o PAD promove um processo continuado de formação. Este processo contribui com a sustentabilidade dos sistemas implantados e com o fortalecimento da capacidade técnica instalada relacionada com o tema da dessalinização nas diversas instituições e instâncias que atuam no Programa.

Durante este ano de 2019 foram realizados Encontros Estaduais nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, nos quais foram destacadas a necessidade de integração entre a gestão dos sistemas de dessalinização e as políticas municipais de saúde e educação. Neste contexto, a expectativa é que os municípios participem do VIII Encontro Nacional de Formação de modo a dar continuidade e fortalecer o envolvimento dos municípios na gestão dos sistemas implantados pelo Programa Água Doce.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (61) 2108-1696/2108-1282 ou pelos e-mails: edrene.pinto@mdr.gov.brcgrb.drhb@mdr.gov.br.

 

4 Comentários em ABES marcará presença no VIII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce, em Natal/RN

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.