Últimas Notícias

Presidente nacional da ABES participa de painel no 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico

Debate sobre como universalizar serviços de saneamento, sob a ótica das entidades brasileiras, foi realizado nesta terça-feira.

Por Jéssica Marques

O Presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Roberval Tavares de Souza, participou de um debate no 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico – World Toilet Summit Brasil 2019. O painel sobre como universalizar serviços de saneamento, sob a ótica das entidades brasileiras, foi realizado nesta terça-feira, 19 de novembro, no Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista. O evento foi promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela World Toilet Organization, com apoios institucionais da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da ONU) e Governo do Estado de São Paulo e da ABES.

Participaram da discussão Aparecido Hojaij (Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE), Fernando Franco (Presidente da Associação Brasileira de Regulação – ABAR), Hélio de Castro (Diretor Presidente da Agência Regulatória de Saneamento e Energia de São Paulo – ARSESP), Percy Soares (Diretor Executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos – ABCON) e Edison Carlos (Presidente Executivo da Trata Brasil), que foi o mediador.

Na ocasião, Edison Carlos solicitou que cada participante apresentasse o posicionamento de cada instituição e, em seguida, foram feitas perguntas sobre a universalização do saneamento. O tema foi discutido em diversos aspectos, como regulação, tarifa, legislação e qualidade técnica.

Ao longo do debate, muito foi discutido sobre o Projeto de Lei 3261, o PL do Saneamento, que deve ir à votação na Câmara dos Deputados até o final de novembro. Segundo o presidente da ABES, do jeito que está o PL não promove a universalização do saneamento no Brasil e causará uma desestruturação do setor no país.

A ABES está realizando uma campanha para que a população possa mandar mensagens aos deputados e prefeitos pedindo para melhorar o texto. Para participar, basta acessar aqui.

Eu acho que está faltando mais debate com relação à união do setor público com o privado. Infelizmente, o governo, na construção do texto, promove algo que não há necessidade: a disputa entre o público e o privado. A ABES acredita que a união dos setores vai alavancar o saneamento no país”, reforçou Roberval. “Sobre a questão da eficiência, estamos em um momento bom para uma mudança, o que nos une são os índices horríveis de saneamento no Brasil. Por que não ter um texto que una setor público e privado para promover a universalização do saneamento?”, questionou o Presidente da ABES.

Na oportunidade, Roberval Tavares de Souza concedeu entrevista à Rádio Jovem Pan.

Ele exemplificou: “no estado de São Paulo e Paraná, há 20 anos, foi feito o que estamos falando para fazer no país inteiro: parceria com o setor privado na governança para melhorar os serviços de saneamento”.

Para o engenheiro, a regulação é o ponto que menos precisa de ajustes, mas é preciso fortalecer as normas. Isso, na visão dele, pode ajudar a alavancar o setor, “porque ainda se faz politicagem com as tarifas e isso tem que parar”.

Roberval Tavares destacou para o público presente as cinco premissas estabelecidas pela ABES: “fortalecimento da regulação, manter o que o SFT diz sobre titularidade, aumento da participação privada no saneamento, tarifa justa e equidade entre contrato de programa e concessão, com metas e indicadores”. E enfatizou que o texto não atende duas das cinco premissas que estão colocadas.

“É muito triste para nós do setor termos que debater economia e não fazer um debate técnico sobre a questão do saneamento e como levar água de qualidade e tratamento de esgoto às pessoas. Estamos discutindo o quanto vale as empresas de saneamento e a discussão está sendo feita no anexo do Ministério da Economia. Isso é muito triste”, lamentou. Mas é possível melhorar o texto, segundo ele, para não promover um embate desnecessário entre o setor público e privado. “Ele poderia promover a união. Foi entregue um texto por nós sobre isso, para alavancar a universalização do saneamento”, reafirmou.

“A ABES tem orgulho de ter sócios do setor público, privado, academia e setor produtivo. Opiniões divergentes não significa que somos inimigos. Acreditamos que vamos deixar o texto menos ruim nessa negociação para ter um país melhor na questão do saneamento, unindo o setor público e o privado”, concluiu Roberval Tavares de Souza.

Para Edison Carlos, Presidente do Instituto Trata Brasil, o evento não estaria completo se não tivesse a visão das entidades. “Todos somos batalhadores do saneamento e isso nos une muito mais do que nos separa, independentemente das diferenças”. O Trata Brasil luta para que as discussões sejam construtivas. Não é um problema de pobre ou de rico, é um problema do Brasil e esperamos que essas entidades consigam construir caminhos no Congresso para que a gente tenha um resultado que seja bom para o Brasil”, afirmou.

Segundo o Diretor Presidente da Arsesp, Hélio Castro, é importante deixar claro que agência reguladora não faz políticas públicas, mas é importante para a implementação delas. “Nós também precisamos de planejamento feito pelo poder concedente pelos planos municipais de saneamento básico, que estão defasados. Isso cria um problema muito grande para o regulador. É preciso que eles sejam atualizados. Isso ajuda a desenvolver o setor de saneamento como um todo”, argumentou. “Existe uma discordância entre prestador de serviço, poder concedente e agente regulador, mas ninguém é inimigo nessa história e os objetivos nesse tripé são os mesmos. Não somos é contra a padronização da regulação. O que nos preocupa é que a ANA (Agência Nacional de Águas) terá, entre outras, a possibilidade de regulação. Esse “entre outras” no texto dá abertura para muita coisa”, pontuou.

De acordo com o diretor da Abcon, Percy Soares, “o saneamento está em um momento muito positivo, saiu da casinha do setor e passou a ser discutido na sociedade. Recebemos muitas perguntas de pessoas que a gente nem imaginava que estavam interessadas nisso”, contou. “Precisamos de mais eficiência e mais investimento, aproveitar esse bom momento do saneamento. Se a operação é pública ou privada, não faz a menor diferença. O ente estado não fica desobrigado do setor de saneamento. A água é pública constitucionalmente e a regulação também é de competência pública. Os editais também são feitos por entes públicos. É importante acabar com esses mitos”, justificou Percy.

 

6 Comentários em Presidente nacional da ABES participa de painel no 19º Encontro Mundial de Saneamento Básico

  1. Greetings! Very helpful advice in this particular article! It is the little changes which will make the most important changes. Thanks a lot for sharing!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.