Últimas Notícias

MBA Saneamento Ambiental: III Seminário Aberto debate os caminhos do saneamento no Brasil

Encontro reuniu especialistas de empresas públicas e privadas e tratou sobre as novas perspectivas para o setor.

Por Murillo Campos

Na última sexta, 7 de fevereiro, aconteceu a terceira edição do Seminário Aberto MBA Saneamento Ambiental, realizado no auditório da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP para alunos do curso. Sob o tema “Interação entre público e privado”, o evento reuniu representantes de empresas públicas e privadas para discutir os caminhos do setor de saneamento no Brasil.

O MBA Saneamento Ambiental é fruto da parceria da FESPSP, meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e UNIABES.

A abertura do seminário contou com as presenças de Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP e professor do MBA Saneamento Ambiental; Rafael Castilho, coordenador de projetos e coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental; e Laís da Costa Manso, diretora geral da FESPSP.

“Quando a ABES assumiu a parceria com a FESPSP, o objetivo foi reafirmar o DNA de melhoria na capacitação, um dos grandes pilares da associação”, disse Pladevall.

O debate contou com a participação de João Paulo Tavares Papa, assessor da presidência da Sabesp; Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento; e Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento e Participações S.A. A mediação foi de Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental.

 

Entre os pontos levantados, Rogério Tavares abordou sobre as mudanças do novo marco regulatório de saneamento, que aguarda aprovação do Senado. “As pessoas precisam entender melhor todas as perspectivas que o setor tem hoje a partir desse novo marco legal. A interação entre área pública e privada é fundamental para que o saneamento no País possa alcançar a universalização em um espaço de tempo razoável”, comentou.

Já Santos refletiu outro compromisso importante do setor: “É necessário lembrar que os problemas de saneamento precisam ser resolvidos, porque quem precisa é a população. Seja público ou privado, tem que chegar à sociedade com eficiência”, salientou.

E João Paulo Papa observou: “o que se espera para os próximos anos é um forte financiamento e participação de recursos privados na área de saneamento e, para que esses recursos possam fluir como se espera, é necessário que haja profissionais comprometidos com os desafios relacionados à saúde pública e ambiental”.

Ele ainda destacou a importância do espaço para o debate de novas ideias e elogiou a parceria da ABES no MBA Saneamento Ambiental. “A ABES mais uma vez cumpre seu papel, já é a entidade líder de saneamento, capaz de representar o privado, público, pequeno, médio, grande e academia, reunindo todos os atores e reforçando aqui esse compromisso com o Brasil”, finalizou.

 

1 Comentário em MBA Saneamento Ambiental: III Seminário Aberto debate os caminhos do saneamento no Brasil

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.