Últimas Notícias

ABES e AESabesp lançam a edição especial e única do CBESA e Fenasan 2017, o maior evento de saneamento das Américas

Por Ana Paula Rogers

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp lançaram, nesta quinta-feira, 8 de julho, o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o 28º Encontro Técnico AESabesp e a 28ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – FENASAN, os maiores eventos de saneamento e meio ambiente da América Latina, que serão promovidos em edição única e especial na cidade de São Paulo em 2017 – de 03 a 05 de outubro -, constituindo o maior evento de saneamento e meio ambiente já realizado no continente americano. O São Paulo Expo (antigo Centro de Convenções Imigrantes, totalmente reformulado) sediará o evento.

A cerimônia de lançamento para expositores da edição histórica do evento ocorreu na sede da MCI, empresa responsável pela organização da edição única CBESA/Fenasan, e contou, entre outros, com o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, o presidente eleito para o biênio 2016/18, Roberval Tavares de Souza, o presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, o presidente da AESabesp, Olavo Alberto Prates Sachs , o diretor executivo da ABES, Walter Costa, o diretor da ABES-SP, Benemar Morikawa Tarifa, e Agostinho de Jesus G. Geraldes, membro do Conselho Diretor da ABES-SP.

O presidente da AESabesp, Olavo Alberto Prates Sachs, ressaltou o ineditismo da iniciativa. “É uma parceria que foi muito estudada, uma reivindicação até dos próprios expositores, pela coincidência do Congresso da ABES em 2017 ser em São Paulo e, como a nossa feira, tradicionalmente é todos os anos aqui em São Paulo, as duas associações acharam que seria melhor para o saneamento essa união em 2017.”

CCC
Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES

O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, lembrou que a parceria se constrói no momento em que a ABES completa 50 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida no Brasil (a entidade completou seu cinquentenário em junho deste ano). “A ABES realiza seu Congresso em todo o Brasil. Na edição de Goiânia, em 2013, lançamos a candidatura da cidade de São Paulo para 2017. A negociação para a união dos dois eventos foi muito equilibrada e madura, algo novo para as duas entidades.”

Dante pontuou ainda que o momento é oportuno para o setor avançar. “Percebemos que o saneamento – que se não é o setor mais atrasado da infraestrutura é um dos mais atrasados –  mais cedo ou mais tarde vai deslanchar no Brasil. É uma questão crucial.”

Ele mencionou o projeto do senador José Serra (atual ministro das Relações Exteriores), aprovado esta semana, que tenta atrair recursos para o setor – uma reinvindicação antiga de colocar o dinheiro de PIS, Cofins/Pasep que as empresas de saneamento recolhem – R$ 3 bilhões ao ano (projeto de lei que reduz a tributação de investimentos de empresas de saneamento básico em ações destinadas à população de baixa renda, à despoluição de rios, à preservação de mananciais e a perdas de abastecimento de água. A proposta cria o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento do Saneamento Básico (Reisb), que desonera de PIS/Pasep e Cofins as aplicações de recursos destinadas a melhorar a qualidade e a abrangência do saneamento básico no Brasil). “Para um país que investe 12 bilhões, teremos então mais um quarto. Será um dinheiro significativo. Mas não adianta apenas colocar dinheiro no setor se não houver capacidade para fazer esse investimento. É um setor que deve crescer muito em termos de gestão. Tenho certeza e fico contente de ver muitas empresas aqui, porque o saneamento tem que se preparar, a qualquer hora o setor vai receber financiamentos e teremos que estar prontos.”

AESS
Olavo Alberto Prates Sachs, presidente da AESabesp

Dante ressaltou ainda o trabalho da ABES em capacitação. “Hoje quem tem capacidade de se endividar é a Sabesp, a Copasa, as grandes empresas. Precisamos mudar este quadro. A ABES vem trabalhando muito forte para mudar isso, capacitar para dar condições aos pequenos municípios de todo o Brasil, para que, aos poucos, tenham esta condição.”

O presidente da ABES aproveitou a ocasião para agradecer à AESabesp e à Seção São Paulo da ABES, presidida por Alceu Guérios Bittencourt, que, juntamente com o diretor executivo Walter Costa, empenharam-se para o sucesso da parceria.

Dante finalizou com suas expectativas para a grande realização de ABES e AESabesp em 2017. “O evento em São Paulo será marcante, gigantesco, estamos apostando nisso. No ano passado, em meio à crise, tivemos uma ótima Fenasan e um excelente CBESA da ABES, com uma feira – Fitabes – muito boa no Rio de Janeiro. Essa junção é um passo de ousadia. Tenho certeza que será um sucesso e irá contribuir para o arranque do saneamento.”

 

2 Comentários em ABES e AESabesp lançam a edição especial e única do CBESA e Fenasan 2017, o maior evento de saneamento das Américas

  1. Stop provoking Korea?Why can’t we insist to get the robbed island back to the true owner?And I think Korea must keep proitsteng because it makes people of the world think the reason why Korea has to do so.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.