Últimas Notícias

ABES e ABES-RJ integram debate na Universidade Federal Rural do RJ sobre universalização do saneamento

A ABES (Diretoria Nacional) e a ABES Rio de Janeiro (ABES-RJ), representadas por Josivan Cardoso, assistente para Assuntos Institucionais da entidade, e Miguel Fernández y Fernández, presidente da seção estadual, respectivamente, participaram nesta quinta, 13 de fevereiro, no Seminário Confluir, que debateu os caminhos para a universalização do saneamento da Região Metropolitana do Rio. O encontro foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Campus Seropédica-RJ.

Promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (CBH Guandu/RJ), o evento reuniu, além da ABES e ABES-RJ, representantes do Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, Instituto Estadual do Ambiente – INEA e de outras instituições do estado e sociedade civil.

Na ocasião, foram abordadas questões sobre abastecimento, esgotamento e conservação. Em sua apresentação, Josivan destacou os pontos de reflexões sobre os desafios da Gestão Integrada de Recursos Hídricos e suas relações com o saneamento.

“As atividades da ABES levam a associação ao respeito e credibilidade. Por isso que participamos dos mais importantes fóruns que debatem o futuro do saneamento e da água”, enfatiza o engenheiro, que também coordena a Câmara Temática de Recursos Hídricos da entidade.

“Foi possível demonstrar aos presentes, pela apresentação que realizamos (eu pela ABES e o Miguel Fernández pela Seção RJ), que é impossível atender a evolução da eficiência em prestações de serviços de saneamento, se não for construído um ambiente de integração entre os entes dos sistemas ambientais”, comenta sublinha Josivan Cardoso. “Só assim haverá a evolução contínua na busca da universalização do saneamento”, conclui.

2 Comentários em ABES e ABES-RJ integram debate na Universidade Federal Rural do RJ sobre universalização do saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.