Últimas Notícias

ABES Conecta: Seção Minas Gerais realizará webinar gratuito sobre Planos Municipais de Saneamento Básico, dia 20 de maio

“Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações”. Este será o tema abordado no webinar gratuito promovido pela ABES Seção Minas Gerais (ABES-MG), no dia 20 de maio (quarta-feira), às 16h. Clique aqui para fazer sua inscrição. 

O debate online contará com palestras de Weber Coutinho, Consultor ambiental e professor; e Ricardo de Miranda Aroeira, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de Belo Horizonte. A medição será feita por Rogério Pena Siqueira, Presidente da ABES-MG, e Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES. 

A proposta é promover um debate sobre as inundações nos centros urbanos, suas causas, consequências e soluções para mitigação de danos. Os especialistas pontuarão os seguintes aspectos: 

• a importância da regulamentação da Drenagem Urbana no Plano Municipal de Saneamento Básico;

• os sistemas de micro e macro drenagem; 

• a evolução das alternativas; 

• drenagem sustentável; 

• problemas para a implantação de um sistema de drenagem eficaz em áreas urbanas já consolidadas, citando Belo horizonte; 

• efeitos da impermeabilização do solo nessas áreas, em especial, frente às Mudanças Climáticas;

• efeitos da ocupação urbana desordenada nos fundos de vale; 

• atuação da Prefeitura de Belo Horizonte para mitigação das inundações.

O evento virtual integra o programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online. A ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Sobre os participantes:

Weber Coutinho 

Consultor ambiental e professor de cursos de curta duração, na área de Meio Ambiente e Saneamento pela ABES-MG; engenheiro civil, especialista em Engenharia Sanitária e em Urbanismo, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com longa experiência profissional na iniciativa privada, no poder público e na área acadêmica. Na iniciativa privada, atuou como coordenador e gerente de projetos e obras nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente. No poder público, como gerente de planejamento e monitoramento ambiental, tendo atuado na coordenação de políticas públicas voltadas para a recuperação de bacias hidrográficas, monitoramento da qualidade de água, educação e controle ambiental e, ainda, em programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Na área acadêmica, atuou como professor em diversas instituições de ensino superior e técnico, de disciplinas relacionadas ao saneamento, recursos hídricos, tecnologias limpas e gestão ambiental.

Ricardo de Miranda Aroeira

Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH; Coordenador Executivo do Programa DRENURBS (PBH/BID) e Diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura/PBH. Engenheiro Civil pela EEUFMG, em 1981; atuou em projetos e consultorias na área do saneamento ambiental. Servidor Público da PBH desde 1994, ocupa-se de funções de coordenação na gestão e planejamento das ações de saneamento no Município, inclusive atuando na concepção e implementação da Política Municipal de Saneamento de BH, e respondendo pela Diretoria de Projetos da SUDECAP (2013/2015).

Rogério Pena Siqueira 

Engenheiro e mestre em Construção Civil, pela FUMEC; pós-graduado na mesma escola, em Qualidade e Produtividade na Construção Civil; formou-se em Políticas Públicas na Fundação João Pinheiro, e como Auditor Ambiental Internacional na PROENCO BRASIL/SP; atual presidente da Seção Minas Gerais da ABES.

Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki

Engenheiro civil e pós-graduado pela Escola Politécnica da USP é consultor especializado em planos, projetos e pesquisas nas áreas de recursos hídricos, qualidade da água, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis. 

 

3 Comentários em ABES Conecta: Seção Minas Gerais realizará webinar gratuito sobre Planos Municipais de Saneamento Básico, dia 20 de maio

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.