Últimas Notícias

ABES Conecta: “Voluntariado no Setor de Saneamento” será tema de webinar gratuito, em 19 de maio

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental promoverá um webinar gratuito sobre “Voluntariado no Setor de Saneamento”, dia 19 de maio, às 10h.

Com moderação de Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da ABES, o evento online contará palestras de Francisco Humberto de Carvalho Junior, presidente da ABES-CE; Jussara Kalil, presidente da ABES-RS; Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ; e Ricardo de Assumpção, fundador da Grape/GlobalEco e idealizador do projeto Van Solidária (iniciativa que conta com apoio da ABES). Faça aqui sua inscrição.

O evento online é uma realização da ABES Seção Paraná e faz parte do programa ABES Conecta, que intensifica suas ações digitais e disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online. E você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Sobre os participantes:

Francisco Humberto de Carvalho Junior

Engenheiro civil, especialista em Engenharia Urbana, mestre e doutor em Saneamento Ambiental. Consultor da Ecoterra Ambiental. Professor do IFCE. Atualmente Presidente da ABES- CE

Jussara Kalil

Socióloga. Técnica da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul por 32 anos. Atual Presidente da Seção Rio Grande do Sul. Coordenou pela ABES  a Câmara Técnica de Resíduos sólidos da ABES-RS e a Câmara Temática de Resíduos, em âmbito nacional, além de integrar a Diretoria da ABES-RS desde o início dos anos 2000.

Miguel Alvarenga Fernández y Fernández

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Engenharia Urbana na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é engenheiro civil hidráulico da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento. Atual presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Rio de Janeiro (ABES-Rio)

Ricardo de Assumpção

Idealizador do projeto Van Solidária. Ricardo de Assumpção é fundador da Grape/GlobalEco, empresa de comunicação focada em estratégias de relacionamento com consumidora e ações de impacto sustentável

Joper Padrão do Espírito Santo

Consultor, palestrante e empresário. Graduado em Economia e Finanças e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, MBA em Gestão de Negócios; pós-graduado em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes. Sócio, com Patricia Sena, da Consultoria Empresarial UpGrade – Ceu Up, dedicada aos segmentos de planejamento estratégico, desenvolvimento humano e organizacional, e cultura sobre ética nas organizações. Autor de diversos livros, sua experiência profissional registra os cargos de Diretor Administrativo da CEDAE Cia. Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro; Procurador da FTI Fundação de Tecnologia Industrial; Assessor do INT Instituto Nacional de Tecnologia; e Gerente de Recursos Financeiros da FEEMA Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (atual INEA). Em 2015 foi eleito Vice-Presidente Financeiro da ABCO Associação Brasileira de Consultores.

É Conselheiro Titular eleito (2011/15 – 2016/20) do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro e diretor eleito da Associação Comercial do Rio de Janeiro (2012/14 e 2015/17), Vice-Presidente do Conselho Empresarial do Meio Ambiente e Sustentabilidade, e membro do Conselho de Segurança, Ética e Cidadania, tendo sido Presidente do Conselho de Ética da Casa de Mauá. Em abril de 2011 foi admitido como Imortal pela Academia de Ciências Contábeis do Estado do Rio de Janeiro – ACCERJ, onde ocupa desde a Cadeira nº 1 – ALTAMYR BEZERRA VASCONCELOS; em novembro passou a integrar a Academia Nacional de Ciências Econômicas Políticas e Sociais – Academia Nacional de Economia ANE onde ocupa a cadeira nº 23 – AFONSO PENA; em janeiro de 2015 foi admitido pela Academia Brasileira Rotária de Letras – ABROL ocupando a Cátedra nº 29 que tem IVO ARZUA PEREIRA como Patrono.

 

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis. 

4 Comentários em ABES Conecta: “Voluntariado no Setor de Saneamento” será tema de webinar gratuito, em 19 de maio

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.