Últimas Notícias

ABES Conecta: especialistas apontam tecnologias para tratamento de resíduos sólidos

Webinar aborda formas para gerar receitas a partir do reaproveitamento de resíduos e, assim, reduzir os custos dos processos

Por Murillo Campos

Soluções para o tratamento de resíduos sólidos e geração de receitas foram alguns dos assuntos debatidos em webinar desta quarta-feira (13), realizado por meio da ABES Seção Paraná. O debate reuniu os especialistas Vinicio Bruni, mestre em Engenharia Ambiental, e Sérgio Vidoto, administrador e empresário da construção civil, com mediação de Miguel Mansur Aisse, integrante da ABES-PR.

O objetivo foi falar sobre temas relevantes no tratamento de resíduos, com geração de receitas a partir de seu reaproveitamento, como bioeletricidade, biocombustível e biofósforo, para qualquer tamanho de município.

Vinicio Bruni iniciou a apresentação com uma visão sistêmica do assunto, abordando os investimentos, modelos viáveis e possíveis alternativas a serem aplicadas. Além disso, comentou sobre a aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em vigor há dez anos, a norma prevê a redução da geração de resíduos, aumento da reciclagem, fim dos lixões e a destinação adequada dos rejeitos, porém essas diretrizes caminham a passos lentos no Brasil.

“Da forma como ela está, com as tecnologias que temos, já pode ser implantado. O que acontece é que falta vontade das autoridades e administrações públicas em pôr em prática”, considerou Bruni. “Precisamos de programas que intensifiquem e permitam que ela seja implantada.”  

Em seguida, Sérgio Vidoto apontou soluções e projetos para o reaproveitamento desses resíduos, como a biodigestão, biofósforo e a recuperação de nutrientes. Ele explicou ainda como tornar possível a prática desses processos diante dos baixos recursos financeiros dos municípios. “Se você considerar o projeto de biogás, onde será aproveitado os resíduos e irá gerar energia, você consegue agregar receitas e implantar projetos que ficam sustentáveis, do ponto de vista econômico, com tarifas atuais”, pontuou. Se você perdeu ou deseja rever o webinar completo, clique aqui. (bit.ly/3dt0AQO)

O evento online é mais um do programa ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e atividades pagas, como cursos e palestras online. Acompanhe nossa programação e participe de nossas próximas transmissões

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar. O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

2 Comentários em ABES Conecta: especialistas apontam tecnologias para tratamento de resíduos sólidos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.