Últimas Notícias

ABES Conecta: Secretário de Infraestrutura detalha projeto de concessão do saneamento de Maceió

Maurício Quintella Lessa, secretário estadual de Infraestrutura de Alagoas, participa de webinar do ABES Conecta e fala sobre o projeto de concessão na Região Metropolitana de Maceió, que prevê R$ 2,6 bilhões em investimentos.

Por Murillo Campos

Nesta terça-feira (26), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promoveu o webinar “Saneamento em Alagoas: concessão como diferencial para vencer desafios”, com a participação de Maurício Quintella Lessa, secretário estadual de Infraestrutura de Alagoas, que falou sobre o projeto de concessão de saneamento da Região Metropolitana de Maceió.

Com apresentação de Álvaro José Menezes da Costa, Diretor nacional da ABES, o secretário mencionou os índices de cobertura de saneamento em Alagoas. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 74,6% da população do estado tem acesso à água, já a coleta de esgoto abrange apenas 21,4% das pessoas. A partir desses números, surgiu a iniciativa do governo de buscar entidades privadas para expandir os serviços de saneamento.

“Estamos buscando a solução da concessão, da parceria com iniciativa privada. Nós sabemos que o Estado não terá condições de fazer frente aos desafios necessários para universalização dos serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto”, comentou Lessa. O contrato com instituição privada contemplará o provimento dos serviços de água e esgoto de 12 municípios da Região Metropolitana e Maceió. A previsão é que sejam investidos R$ 2,6 bilhões.

“Esperamos que com esse processo de concessão, o Estado consiga ofertar e regularizar água de qualidade, esgoto tratado, com destinação correta, como as normas determinam”, acrescentou Lessa. O projeto é a primeira etapa de um modelo, que poderá ser estendido para demais regiões de Alagoas, segundo o secretário de Infraestrutura. 

Para saber mais detalhes, assista à apresentação completa do secretário estadual de Infraestrutura de Alagoas, Maurício Quintella Lessa. 

Com mais de 30 mil visualizações, o programa ABES Conecta é responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento. Confira aqui nossas transmissões já realizadas. (abes-dn.org.br/?p=33618)

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Veja como ser um associado ABES

 

3 Comentários em ABES Conecta: Secretário de Infraestrutura detalha projeto de concessão do saneamento de Maceió

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.