Últimas Notícias

Gestão eficiente de resíduos sólidos é tema de webinar do programa ABES Conecta

Transmissão online reúne especialistas e aborda perspectivas para implantação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios.

Por Murillo Campos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promoveu nesta terça-feira, 2 de junho, mais um webinar sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e a logística reversa. O objetivo foi esclarecer a importância da destinação adequada dos resíduos e os desafios para implantação de políticas de gestão nos munícipios. O evento online foi realizado pela ABES Seção São Paulo. Assista aqui ao webinar completo

Segundo os últimos dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos no Brasil em 2018. Deste montante, 92% (72,7 milhões) foi coletado. Porém, outros 6,3 milhões de toneladas de resíduos não foram recolhidos junto aos locais de geração. Já com relação à destinação, 29,5 milhões de toneladas (40,5%) acabaram indo para lixões ou aterros controlados, que não contam com medidas necessárias para proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente.

“Coletar de forma correta e destinar de forma incorreta já é uma inconsistência técnica e financeira”, disse Alexandre Varela, engenheiro ambiental, um dos participantes do debate, que teve a mediação de Agostinho J. G. Geraldes, diretor da ABES-SP.

De acordo com Wagner M. Pedroso, mestre em processos químicos e bioquímicos com ênfase em meio ambiente, é fundamental a adoção de planos adequados nos municípios a fim de evitar a contaminação do lençol freático, córregos e possíveis danos à saúde das pessoas. “Além de todos esses vetores de contaminação nos aterros, tem um problema maior com o bem a proteger: a água”, relatou Pedroso. Para ele, as políticas de resíduos devem ser fazer parte da cultura das instituições: “A ideia é que o plano de gestão de resíduos seja incorporado ao plano estratégico de empresas ou municípios”, pontuou.

Clique aqui para ver a apresentação dos palestrantes.

Para conferir como foi o webinar na íntegra, acesse aqui 

Fique ligado! Estão abertas as inscrições abertas para o curso online sobre a gestão de resíduos sólidos. Serão apresentados conceitos para o desenvolvimento eficiente de gestão de resíduos – da geração à disposição final – buscando minimizar os impactos ambientais e aperfeiçoar a utilização dos recursos naturais. Para mais informações, acesse aqui.  

Com mais de 35 mil visualizações, o programa ABES Conecta é responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento.

Aproveite e conheça nossas Câmaras Temáticas e seja um associado ABES

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

 

 

 

 

 

2 Comentários em Gestão eficiente de resíduos sólidos é tema de webinar do programa ABES Conecta

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.