Últimas Notícias

ABES Conecta:  webinar com representantes da Sabesp, Cedae e Caesb discutem o voluntariado nas empresas de saneamento

Participantes destacaram as ações de solidariedade da companhias diante da pandemia de covid-19. Evento online foi apresentado e moderado pelo diretor nacional da ABES, Joper Padrão do Espírito Santo.

Por Clara zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES  promoveu nesta quarta-feira, 3 de junho, mais um webinar do programa ABES Conecta. O tema abordado foi “O voluntariado nas empresas de Saneamento”, com participação de Alcione Duarte Ferreira (Cedae/RJ), Erika Mota Santana (Sabesp/SP), e Kelly Almeida (Caesb/DF) e moderação de Joper Padrão, diretor nacional da ABES. Assista aqui ao webinar na íntegra

Kelly Almeida, jornalista, chefe da assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou o debate explicando que neste momento a empresa prioriza a higiene da população.

“A Caesb, apesar de ter um fornecimento universal de água, quer incentivar a lavagem das mãos. Nosso voluntariado produz máscaras de pano e iremos distribuir sabonetes e sabão em barra para as populações mais vulneráveis. Temos também em nosso Programa de Responsabilidade Social o Projeto Golfinho, que atende crianças e adolescentes das áreas mais carentes”, afirmou. Na visão da jornalista, é preciso haver união para promover voluntariado e o bem. “Temos que pensar juntos, ser menos individualistas e criar uma rede solidária”, disse Kelly Almeida.

Já Alcione Duarte Ferreira, representante da Cedae, apontou os desafios do saneamento. “Precisamos ter uma estrutura mínima para levar saneamento e qualidade de vida nesse momento difícil”. 

O palestrante também apresentou algumas ações sociais desenvolvidas pela companhia, como o projeto em que presidiários produzem máscaras semanalmente em troca da redução de pena e ações voltadas ao meio ambiente como o plantio de árvores em viveiros.  Ferreira encerrou sua apresentação com otimismo. 

“Estou orgulhoso de participar do webinar e pelos trabalhos desenvolvidos por nós do setor para oferecermos um serviço público de qualidade. Temos que diminuir a desigualdade e a comunidade tem que estar estruturada para o combate da covid-19 e outras doenças”.

A última palestrante, Erika Mota Santana, Coordenadora do Programa de Voluntariado da Sabesp, destacou que a empresa é extremamente humanitária. A coordenadora afirmou que o voluntariado vem trabalhando na doação de cestas básicas, máscaras e quentinhas para moradores de rua e irá lançar a Campanha do Agasalho 2020 nesta quinta-feira, 4 de junho. Para ela, o voluntariado pode ser trabalhado dentro e fora da empresa.

“Temos que ser mais humanos e solidários. O voluntariado pode ser exercido desde pequenas até grandes atitudes para ajudar o próximo”, frisou Erika Mota, que é Mestre em Políticas Sociais pela USP.

Joper Padrão encerrou o webinar destacando que as ações promovidas pelas companhias de saneamento favorecem o bem estar da sociedade.

“O saneamento é uma série de ações que promovem qualidade de vida. Estamos construindo um novo futuro. Agradeço aos palestrantes que são exemplos de pessoas do bem e que excedem as atividades profissionais para serem mais humanitários. Ser voluntário traz benefícios para o próprio voluntário”, refletiu o diretor nacional da ABES. 

Com mais de 35 mil visualizações, o programa ABES Conecta é responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento.

Acesse aqui para ver a programação completa dos próximos webinares do ABES Conecta e fazer sua inscrição.

Seja um associado ABES

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

5 Comentários em ABES Conecta:  webinar com representantes da Sabesp, Cedae e Caesb discutem o voluntariado nas empresas de saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.