Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar discute tecnologia e inovação em capacitação no saneamento

Debate virtual com representantes das empresas Hydrus e Muve Digital foi mediado pelo diretor nacional da ABES, Álvaro Menezes.

Por Clara Zaim

Nesta terça-feira, 9 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizou mais um webinar gratuito no programa ABES Conecta. O tema desta vez foi “Tecnologia & Inovação: novidades em capacitação no saneamento”.

Com mediação de Álvaro Menezes, diretor nacional da entidade, o debate online contou com a participação de Newton Lima Azevedo (CEO da Hydrus), Maxi Selmi Marques (CEO da Muve Digital) e Maíra Gregolin (Gerente de Produtos da MUVE). Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra. 

O presidente da empresa Hydrus, Newton Lima Azevedo, ministrou a palestra “O papel do Hydrus na capacitação em saneamento para profissionais”.  O engenheiro contou que o Centro de Capacitação Hydrus foi criado em virtude dos desafios encontrados na gestão de saneamento no Brasil. No ano de 2012, ele recebeu uma proposta do grupo francês Office International de l´Eau (OIEau) para a formação de um centro de capacitação. Após cinco anos de estudos, a Hydrus começou a exercer suas atividades de ensino.

“Definimos uma engenharia pedagógica de acordo com o perfil do aluno. São 18 cursos que visam a capacitação de profissionais da área operacional do saneamento. Os alunos têm muita proximidade com os professores e o conhecimento melhora o seu desenvolvimento no trabalho”, explicou Azevedo.

Um dos pontos destacados por Maxi Selmi Marques, da Muve Digital, empresa especializada em aplicativos e soluções tecnológicas para educação e treinamento, foi a transição dos livros para os meios digitais. “O processo de mudança dos livros para o ensino a distância exige mudanças na forma de aprendizado. A Internet passa a ser uma linguagem nativa da geração atual. Temos que nos adaptar, oferecer novos formatos e abordagens de ensino”, disse. “A Muve criou jogos educacionais para os treinamentos e ferramentas que fazem parte do dia a dia do aluno”, contou o CEO da empresa.

Maíra Gregolin, gerente de produto da Muve Digital, ressaltou que o EAD facilitou a transmissão da informação e possibilitou diversas formas de aprendizado para os alunos. “O celular é um computador permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo. As estratégias são definidas com o cliente de acordo com sua necessidade e localização, visando gerar conhecimento, engajamento e funcionalidade. O conhecimento adquirido pode ajudar no processo de tomada de decisão”, finalizou Maíra Gregolin, que é também Doutora em Artes Visuais.

No final do evento, Álvaro Menezes ressaltou a importância do tema para as melhorias no setor de saneamento. “Pensamos em trazer esse tema porque a ABES é uma organização que promove cursos e treinamentos que estimulam a melhoria da capacitação dos profissionais do saneamento. Agradeço aos mais de 300 inscritos que assistiram ao nosso webinar”, encerrou o Diretor da ABES.

ABES Conecta

O programa ABES Conecta, que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde, já conta com mais de 41 mil visualizações em suas transmissões online por profissionais e estudantes do setor. 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES


3 Comentários em ABES Conecta: webinar discute tecnologia e inovação em capacitação no saneamento

  1. This discovery could explain the difference between thin people, who can eat anything without gaining a gram, and others who gain weight from the smallest food particles

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.