Últimas Notícias

Webinares abordam o monitoramento de esgoto para combate à covid-19

Eventos online serão realizados nesta quinta (25) e sexta-feira (26), às 17h, no Youtube do INCT Sustentáveis e no ABES Conecta, respectivamente.

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos implantado nas bacias do Arrudas e do Onça, em Belo Horizonte e Contagem (MG) detectou a presença do novo coronavírus em 100% das amostras coletadas, no período entre 8 e 12 junho.

Para discutir os impactos desse resultado, dois webinares serão realizados nesta semana com participação dos pesquisadores e coordenadores do projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis). O primeiro “Resposta às dúvidas sobre Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica”, ocorrerá nesta quinta (25), às 17h, com Carlos Chernicharo, César Mota e Juliana Calábria, e mediação de Marcus Fuckner (ANA). Clique aqui para acompanhar.

O segundo evento online “Monitoramento de esgoto contra a Covid-19” será nesta sexta-feira, 26 de junho, às 17h, no programa ABES Conecta, com participação de Carlos Chernicharo e Juliana Calábria. Clique aqui para se inscrever

O teste de efluentes em sistemas de esgoto detectaram o RNA viral SARS-CoV-2. Esse monitoramento e análise fornece importantes informações epidemiológicas, Podendo, inclusive, aturar como um teste Covid-19 para uma população inteira.

As ações para detectar e quantificar a presença do vírus foi divulgada, no final de março, pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis). Segundo a Nota Técnica, o objetivo é “identificar as regiões onde há maior ocorrência do vírus para que recebam mais atenção por parte dos profissionais da área de saúde.”

A pesquisa foi realizada pelo INCT ETEs Sustentáveis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o IGAM (Instituto Mineiro de Águas), e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. 

2 Comentários em Webinares abordam o monitoramento de esgoto para combate à covid-19

  1. Esse evento mostra a importância do Saneamento Básico

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.