Últimas Notícias

ABES na Record News, neste sábado (3), às 22h15.

Na foto, Giovanino Di Niro, Gustavo Toledo e Marcel Costa Sanches

Marcel Sanches, secretário geral da ABES, é um dos especialistas convidados da Record News para falar sobre universalização do saneamento básico no Brasil no “Estúdio News”. O programa vai ao ar neste sábado, 3 de outubro, às 22h15.

A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil..

Para que a universalização do saneamento básico prevista para 2033 aconteça, ou seja, cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto, é necessário comprometimento e conscientização dos setores público e privado e da sociedade. É o que explicam os convidados do Estúdio News deste sábado (3).

Além de Marcel, também participa do programa o gerente executivo de digitalização e saneamento da Siemens, Giovanino Di Niro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada US$ 1 investido em saneamento, US$ 4 são recuperados em saúde. Além do investimento em tratamento de esgoto, visto que quase metade da população brasileira ainda não tem acesso à rede, é preciso um consumo consciente, ressalta o executivo da Siemens.

O secretário geral da ABES destaca que o fortalecimento da regulação é importante, porém não é suficiente. Sanches acredita que é preciso o equilíbrio econômico-financeiro das prestações de serviços para que todos tenham acesso à água potável, com esgotamento sanitário e resíduos sólidos dispostos ambientalmente de forma correta, no entanto é importante o fortalecimento da regulação.

“O que faz sentido é ser eficiente, não interessa se o prestador de serviço é público ou privado, temos exemplos de boas empresas públicas e outras más, assim como no privado, então essa polarização do público versus privado atrapalhou muito o debate”, explica Sanches.

Fonte: R7

3 Comentários em ABES na Record News, neste sábado (3), às 22h15.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.