Últimas Notícias

ABES-ES: I Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas e XI SESMA é sucesso de realização

Durante os dois dias, o evento reuniu mais de 240 participantes de diferentes regiões do estado e do Brasil.

 Por Sergio Antonio Lobo Moreira

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Espírito Santo (ABES-ES), em parceria com o Departamento de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico – DEA-CT da UFES, realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, o I Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas e o XI SESMA, Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente. Os eventos ocorreram no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo e contaram com a participação de várias autoridades no âmbito da engenharia sanitária e ambiental.

A abertura do evento, que contou com a participação da presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza, trouxe contribuições de profissionais de diferentes setores, como o Coordenador do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA, Romulo Henrique da Cruz; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira; o Prof. Ricardo Franci Gonçalves da UFES, Anilton Salles da Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da UFES.

Najda
A presidente da ABES-ES Nadja Lima Gorza

Nadja Lima Gorza ressaltou a grande responsabilidade da entidade em promover eventos que visam à capacitação dos profissionais. “A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento. E isto estimula a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, capaz de fazer frente ao grande déficit de saneamento básico então existente”, afirmou.

O encontro reforçou o papel da ABES e ABES-ES na divulgação do conhecimento e promoção de estudos nas áreas de engenharia sanitária e ambiental. A FUNASA levou um stand ao evento para distribuir e divulgar suas publicações, além de uma unidade móvel de demonstração de métodos e tecnologias.

Os eventos reuniram pesquisadores, profissionais e aprendizes para discutir as tendências, desafios e tecnologias nas áreas de biorremediação e engenharia sanitária e ambiental. Encerrado com grande repercussão, o sucesso dos eventos contribuiu para agregar valor e somar conhecimentos e experiências para profissionais diversos, pesquisadores, estudantes e a sociedade.

Painéis

abes esExcelentes palestras permearam o primeiro dia, no qual foi abordada a biorremediação de solos contaminados, com a participação do Eng. Aureliano Costa (INCAPER) falando sobre biofertlizantes e seus potenciais na biorremediação; a Prof. Dra. Ann H. Mounteer (UFV), que abordou os Ensaios Ecotox. O Prof. Dr. Henrique Fragoso dos Santos (UFRJ) proferiu sobre a Biodiversidade na Biorremediação de solos, enquanto que os Profs. Dr. Sérvio Túlio Cassini e João Eduardo Addad falaram sobre as Metodologias de Monitoramento e controle de processos de Biorremediação. Neste primeiro dia ainda tivemos a participação especial do Prof. Dr. Julio Palomino (USAM Perú), que discutiu sobre os recentes avanços da biorremediação de solos em seu país.

besesO segundo dia, que também foi repleto de inovações e conteúdo, teve como tema “Água – Desafios Atuais e Futuros, Nanotecnologia e Membranas Filtrantes”. O Prof. Dr. José Carlos Mierzwa (USP), pioneiro nos estudos de membrana no Brasil, apresentou Avanços tecnológicos na produção e modificação de membranas nanocotas, Sergio Ribeiro, da Koch Membane Systems, apresentou estudos de caso sobre aplicação de membranas para reuso industrial. Além destes, o Prof. Dr. Gandhi Giordano (UFRJ) proferiu sobre o reuso e membranas filtrantes, seguido pelo Dr. Paulo Paim (AGERH), que abordou a Gestão dos recursos hídricos em tempos de escassez.

Patrocinadores

A promoção dos eventos se deu através dos seguintes patrocinadores: Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, Companhia Espírito Santense de Saneamento do Espirito Santo CESAN, ACERLOR MITTAL, KOCH – Membane Systems e o Apoio da MARCA Ambiental, TECMA, Faculdades Integradas Espírito-Santenses – FAESA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES.

Confira mais imagens do evento na página da ABES-ES no Facebook 

colaboradorColaborador: Sergio Antonio Lobo Moreira é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável na UFES e Colaborador Voluntário da ABES-ES.

3 Comentários em ABES-ES: I Workshop Internacional de Biorremediação de áreas contaminadas e XI SESMA é sucesso de realização

  1. Parabéns, Sérgio! Muito detalhada e bem feita a matéria sobre os Seminários. Sugiro que seja enviada para o Informativo da Abes Nacional.

  2. Parabéns aos organizadores e parabéns ao Sérgio Antônio Lobo pela excelente cobertura.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.