Últimas Notícias

Seminário de Resíduos: JPS realiza oficina de Educação Ambiental para professores da rede pública

Evento foi transmitido pelo YouTube na tarde desta quarta-feira (17) e integra o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos.

Por Jéssica Marques

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizou uma oficina de Educação Ambiental para professores da rede pública. 

A oficina foi transmitida pelo YouTube na tarde desta quarta-feira, 17 de março de 2021. A atividade integra o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o I Painel Internacional de Resíduos Sólidos. 

A mediadora do evento foi a engenheira ambiental Manuela Bahiense Wenceslau Proença, coordenadora adjunta do JPS. Os palestrantes foram Iara Rosso, Gabrielle Fernandes, Larissa Couto, Mauana Ravadelli e Manuela Proença. 

“É uma alegria estar aqui hoje participando desta equipe que elaborou estas oficinas”, disse a mediadora, na abertura do evento. “O objetivo desta oficina que a gente preparou aqui hoje é trazer informações para que a educação ambiental dentro da temática dos resíduos sólidos possa ser mais bem compreendida e problematizada no espaço escolar como um todo, não se limitando à sala de aula”. 

O início da oficina foi realizado com uma contextualização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU. Em seguida, foi detalhado o tema “Resíduos Sólidos”. 

Também foi apresentado um panorama sobre a coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil. A partir desta análise, os participantes abordaram as consequências da disposição incorreta de resíduos na saúde da população e no meio ambiente. 

Na oficina, ainda foram abordados os temas consumo responsável, 5 Rs, obsolescência programada e perceptiva e alternativas para o tratamento e destinação final do resíduo orgânico doméstico 

Outros pontos detalhados foram a separação de resíduos em domicílios, resíduos nos oceanos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o conceito de Espaço Lixo Zero. Durante a oficina, foi apresentado também um passo a passo para a construção de um “minhocário”, que é uma composteira doméstica. 

Confira a oficina, na íntegra (acesse aqui)

Confira o passo a passo de como fazer um minhocário (clique aqui).

Nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, será realizada uma oficina para catadores de material reutilizável e reciclável. O evento será transmitido online às 16h.  Inscreva-se aqui

2 Comentários em Seminário de Resíduos: JPS realiza oficina de Educação Ambiental para professores da rede pública

  1. A oficina foi muito interessante, parabéns pela iniciativa.
    Foi informado nos comentários que haveria um link para acesso do certificado, não entendi se seria enviado por email ou se estaria em algum site específico.
    Agradeço a atenção,
    Leila Celin Nascimento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.