Últimas Notícias

ABESConecta/Especial Semana da Água: webinar aborda o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos

Evento online foi realizado pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES Seção São Paulo.

Por Rhayana Araújo

Na tarde desta quinta-feira, 25 de março, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, realizou um webinar com o tema “Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos).

Com mediação de Delaine Romano, Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, o webinar contou com a participação de Tiago Nascimento Silva, diretor de Bioenergia/Sindienergia- RS e facilitador de projetos de Energia Renovável/Clean Energy BR; Francisco Santo, diretor da Beng Engenharia, Co-CEO & Co-Founder na 4Beacons; e Rodrigo Chimenti Cabral, engenheiro civil da Sabesp.

Tiago Nascimento Silva, diretor de Bioenergia/Sindienergia- RS e facilitador de projetos de Energia Renovável/Clean Energy BR, apresentou um panorama geral dos resíduos sólidos no Brasil; falou sobre a destinação final dos resíduos e como está distribuído no Brasil. Também falou quais os tipos de aproveitamento energéticos de resíduos sólidos urbanos, focado nos aterros sanitários. Também abordou o biometano e biogás e finalizou falando sobre os desafios e oportunidades do setor.

Francisco Santo, diretor da Beng Engenharia, Co-CEO & Co-Founder na 4Beacons, falou sobre a descarbonização e projetos de Resíduos Sólidos. O palestrante fez uma contextualização geral da emissão de gases de efeito estufa e do Acordo de Paris; falou também sobre os mercados de créditos de carbono e pontuou como é calculado esses créditos. Falou, ainda, da participação dos países no mercado de carbono. E finalizou falando sobre a RenovaBio.

Rodrigo Chimenti Cabral, engenheiro civil da Sabesp, falou sobre viabilidade financeira benefícios ambientais e energéticos, com o tratamento térmicos dos resíduos sólidos gerados nos municípios operados pela Sabesp.

Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES, teve uma participação no webinar e fez um convite para o webinar que ocorrerá nesta sexta-feira, 26, com o tema “ESG e Empresas de Saneamento”. O evento compõe a Semana Mundial da Água, realizado em comemoração ao Dia da Água – celebrado em 22 de março.

O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

3 Comentários em ABESConecta/Especial Semana da Água: webinar aborda o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.