Últimas Notícias

AIDIS e ABES-SP promoverão 25º Encontro Técnico de Alto Nível, dia 4 de junho. Inscrições abertas

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Evento gratuito, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), será realizado no formato virtual e debaterá o papel do saneamento básico e ambiental na preservação da saúde. 

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, a AIDIS – Associação Interamericana Engenharia Sanitária Ambiental, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção São Paulo, promoverá, no dia 04 de junho, das 14h às 18h, no formato virtual, o 25º Encontro Técnico de Alto Nível (ETAN). Esta edição abordará o tema “O papel do saneamento básico e ambiental na preservação da saúde”.

O presidente da ABES-SP, Márcio Gonçalves, estará presente na abertura do evento, que será transmitido ao vivo pelo canal da ABES-SP do YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas link.

Contexto

O saneamento é básico na prevenção de doenças e produz efeitos positivos para o país tanto em termos econômicos quanto sociais. Água de qualidade, coleta e tratamento dos esgotos, destino correto do lixo e drenagem da água da chuva produzem melhorias em diversos setores da sociedade.

Para discutir o assunto, o encontro online contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. São eles: Adriano Stringhini, diretor de gestão corporativa da Sabesp; Priscila Bueno, da Organização Pan-Americana de Saúde; Mirna Argueta, vice-presidente técnica da AIDIS Honduras; Rogerio de Paula, da Aegea Saneamento e Part. S.A; Patrícia Segurado, assessora Regional em Água e Saneamento da OPS/OMS, Peru; José Bevilacqua, especialista ambiental da CETESB, Christian Schwerter, gerente de engenharia Águas Andinas, Chile; e Paulo Samuel, da AIDIS, DMAE.

A abertura do evento terá presença de Márcio Gonçalves, presidente da ABES-SP, Esteban Leigue, presidente da AIDIS; Benedito Braga, presidente da Sabesp; Viviana Borges, presidente da AESabesp; Patrícia Inglecias, presidente da Cetesb; e Socorro Gross, representante da OPAS no Brasil.

A realização conta com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS – Brasil), Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Associação dos Engenheiros e Especialistas da CETESB e do Meio Ambiente (ASEC -CETESB), Aegea Saneamento, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Confira abaixo a programação do evento:

Moderador: Engenheiro Paulo Robinson da Silva Samuel

14h: ABERTURA 

Palavras de boas-vindas:

• Benedito Braga, presidente da Sabesp
• Márcio Oliveira, presidente da ABES-SP
• Viviana Borges, presidente da AESabesp
• Patrícia Inglecias, presidente da CETESB
• Socorro Gross, representante da rganização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil

14h30 – Inovação e Saneamento no contexto da Covid 19 – Adriano Stringhini – SABESP, Brasil
15h – Doenças que são evitadas, a partir do Saneamento Básico – Representante da OPAS no Brasil
15h30 – Planejamento da Segurança Sanitária – PSS – Mirna Argueta,
vice-presidente técnica da AIDIS, Honduras

INTERVALO

16h – O Envolvimento da CETESB no Projeto Rio Pinheiros: Aspectos Saneamento Básico versus Saúde – Representante da CETESB, a ser definido

16h30 – O Saneamento Básico na América Latina – Patricia Segurado, assessora Regional em Água e Saneamento, Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento (ETRAS) – Unidade de Determinantes Ambientais da Saúde e Mudanças Climáticas – Escritório Regional da OPS/OMS, Lima, Peru

17h – Medidas de Saneamento Adotadas para a Despoluição do Rio Mapocho – Cristian Schwerter, Gerente de Águas Andinas, Chile

17h30 – Debates

18h – Encerramento

 

 

4 Comentários em AIDIS e ABES-SP promoverão 25º Encontro Técnico de Alto Nível, dia 4 de junho. Inscrições abertas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.