Últimas Notícias

3º Seminário Nacional INCT ETEs Sustentáveis: veja como foi o evento

Realização, que foi sucesso de público, também celebrou a parceria da ABES, por meio da Revista ESA, com o INCT ETEs Sustentáveis e com o apoio da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos para a divulgação dos Cadernos Técnicos. 

Nos dias 12 e 13 de agosto, aconteceu o 3º Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto: contribuições do INCT ETEs Sustentáveis para o setor de saneamento, reunindo online pesquisadores de destaque no país. Esta edição foi uma realização conjunta entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -ABES.

Sucesso de público, o encontro, que integrou o programa ABES Conecta, conta com mais de 5 mil visualizações nas duas transmissões. Os vídeos completos estão disponíveis gratuitamente no canal da Associação no YouTube (acesse aqui a playlist).

Dividido em seis painéis, o seminário apresentou os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do INCT ETEs Sustentáveis, que originaram 50 notas técnicas, as quais foram agrupadas em 5 coletâneas (denominadas Cadernos Técnicos) de acordo com a temática, a fim de apresentar de forma consolidada e integrada o conteúdo produzido.

Cadernos Técnicos

A realização também celebrou a parceria da ABES, por meio da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, com o INCT ETEs Sustentáveis e com o apoio da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos para a divulgação dos Cadernos Técnicos abordando tópicos relacionados ao gerenciamento e aproveitamento dos subprodutos gerados a partir do tratamento de esgoto, além de maior eficiência e melhoria dos processos. Acesse aqui o primeiro volume sobre “Valoração e gerenciamento de subprodutos gasosos do tratamento do esgoto”, lançado na abertura do seminário.

Clique nos títulos abaixo para ler as matérias sobre cada painel:

Cerimonia de abertura com especialistas do saneamento marca lançamento do primeiro caderno técnico da Revista ESA
Convidados falam sobre o esgoto que chega às estações de tratamento  
Painel aborda valoração e gerenciamento dos subprodutos gasosos do tratamento de esgoto 
Debate sobre valoração e gerenciamento dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto encerra 1º dia
Especialistas debatem a remoção de nutrientes e recuperação de recursos
Painel discute gestão sustentável do saneamento 
Último painel aborda inovações no saneamento

 

 

1 Comentário em 3º Seminário Nacional INCT ETEs Sustentáveis: veja como foi o evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.