Últimas Notícias

ABES-SP: confira os cursos online com inscrições abertas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) continua promovendo a qualificação profissional para o desenvolvimento do setor no Brasil pro meio de seus cursos online.  São diversos cursos abordando importantes temas com inscrições abertas. Para informações, acesse aqui. 

Confira a programação dos próximos cursos. 

CURSOS DE AGOSTO 

Curso Online de Legislação e Gestão de Resíduos Sólidos Com Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRS |  2ª turma (inscreva-se aqui)

Voltado para gestores ambientais, de utilidades e facilities, consultores, advogados, gestores, estudantes, empresários, e profissionais responsáveis pelo gerenciamento correto dos resíduos, e consultores que pretendem elaborar PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o curso irá  instruir sobre as etapas da Gestão de Resíduos nas empresas contemplando a verificação e adequação de documentos frente às exigências legais em todas as etapas (do berço ao túmulo), e proporcionar o conhecimento necessário para o entendimento e a implantação da gestão e elaboração do PGRS de acordo com o Artigo 21 da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos agregando as melhores práticas operacionais.

Quando: 23 a 27 de agosto de 2021, das 14h às 18h 

Instrutores: Fabrício Dorado Soler – Professor e Advogado especialista em direito ambiental, saneamento, resíduos e sustentabilidade, e Wagner de Miranda Pedroso – Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente. 

Curso Online de Compliance Ambiental em Saneamento | 2ª turma (inscreva-se aqui)

Voltado para engenheiros (ambiental, sanitário, de produção, agrônomo, florestal, de materiais, de alimentos, de segurança do trabalho, petróleo e gás, civil, entre outros), gestores ambientais, compliance officer, biólogos, químicos, administradores, economistas, empresários, advogados, consultores, agentes e servidores públicos, profissionais que desejam atuar em projetos de saneamento, o curso irá instruir os participantes quanto ao Compliance Ambiental e os seus desdobramentos no âmbito do saneamento, em especial diante das recentes alterações do “Novo Marco Regulatório” relacionadas a procedimentos simplificados de licenciamento ambiental, bem como questões atinentes à responsabilidade ambiental nas esferas administrativa, civil e penal; à competência para legislar em matéria ambiental; reflexos quanto à judicialização; dentre outros.

Quando: 30 e 31 de agosto de 2021, das 09h às 12h 

Instrutor: Fabrício Dorado Soler – Professor e Advogado especialista em direito ambiental, saneamento, resíduos e sustentabilidade. 

CURSOS DE SETEMBRO 

Curso Online de Contratações Semi-integradas e Integradas sob a égide da Lei 13.303/2016 e da nova Lei 14133/2021 (inscreva-se aqui)

O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais ligados à área de contratações para o exercício de suas atribuições quando estiverem diante dos regimes de execução integrada e semi-integrada, observando princípios e normas jurídicas regidas por Leis específicas: Lei 13303/2016 e Lei 14133/2021.

Quando: 01 a 03 de setembro de 2021, das 08h às 13h 

Instrutora: Profª. Maryberg Braga Neto – Engenharia Civil, com Especialização em Direito Administrativo e MBA em Gestão de Negócios para Executivos. 

Curso Online de Modelagem Hidráulica para Sistemas de Abastecimento de Água utilizando o software WaterCAD – 2ª turma (inscreva-se aqui)

Voltado aos gestores e técnico das prestadoras de serviço em saneamento pública e privada, bem como profissionais e estudantes do ramo que desejam iniciar ou aperfeiçoar seus conhecimentos nesta área, o curso tem o objetivo de apresentar a ferramenta de modelagem hidráulica computacional para sistemas de abastecimento de água, utilizando o software WATERCAD, demonstrando a sua importância para: auxiliar o gestor na tomada de decisões; redução de custos; controle de pressão; subsidiar aspectos de planejamentos e investimentos; definir rotinas de operação; e capacitar operadores do sistema.

Quando: 08, 09 e 10 de setembro de 2021, das 08h às 12h 

Instrutor: Guilherme Violato Girol – Engenheiro Sanitarista e Ambiental formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em modelagem hidráulica computacional para sistemas de abastecimento de água desde 2008. 

Curso Online de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil e Demolição (inscreva-se aqui)

Voltado para engenheiros, gestores ambientais, funcionários públicos e estudantes, o curso tem o objetivo de apresentar o detalhamento dos processos que compõem o gerenciamento dos Resíduos de Construção Civil (RCC), destacando-se como obrigatoriedade e pré-requisito para aprovação de obras junto aos órgãos municipais, assim como a importância da gestão adequada ao meio ambiente e aumentar o potencial de rentabilidade das empresas através da melhor gestão dos seus resíduos.

Quando: 14 de setembro de 2021, das 9h às 12h 

Instrutora: Priscila Bolcchi – Engenheira, Professora em cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental e Perita Ambiental. 

Curso Online de Operação e Controle de Sistemas de Tratamento de Esgoto – Lodos Ativados | 2ª turma (inscreva-se aqui)

Voltado para profissionais com segundo grau ou formação técnica, atuantes ou iniciantes nas áreas de meio ambiente, laboratório ou campo, de empresas de saneamento, abastecimento público, de controle ambiental e industrias privadas, operadores e encarregados de estações de tratamento de esgoto domésticos, efluentes industriais, bem com gerentes das áreas ambientais, o curso tem o objetivo de dotar o aluno de conhecimentos básicos sobre os fundamentos da digestão aeróbia, e mostrar a forma correta de operar os reatores aeróbios, identificando seus problemas e dando soluções.

Quando: 21, 22 e 28 de setembro de 2021, das 08h30 às 12h30 

Instrutor: Paulo Cesar Guimarães Pereira – Graduado em Licenciatura em Biologia, Bacharel em Biologia e Especialista em Tecnologias Ambientais. 

Curso Online de Introdução à Gestão de Água, Tratamento de Esgoto e Reúso de Efluentes | 2ª turma (inscreva-se aqui)

Voltado para profissionais de nível superior e médio-técnico com interesse na área de meio ambiente, no enfoque da Legislação Ambiental e sua aplicação prática; envolvidos na assessoria e auditoria de atividades ambientais; exercendo funções direta ou indiretamente ligadas à área ambiental nos setores público e privado; gestores e responsáveis pela área ambiental nas empresas; professores e alunos universitários, o curso tem o objetivo de apresentar princípios básicos que devem nortear o gerenciamento da água e esgoto objetivando a sua economia, instrumentos jurídicos de gestão dos recursos hídricos, organização institucional para o gerenciamento dos recursos hídricos e também os condicionantes legais e técnicas, os processos que envolvem o Tratamento de Água e Efluentes Industriais, riscos ocupacionais e ambientais, a interação com os sistemas de Gestão e novas tecnologias envolvendo processos, equipamentos e produtos para o reúso.

Quando: 22 e 23 de setembro de 2021, das 14h às 18h 

Instrutor: Wagner de Miranda Pedroso – Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente. 

Curso Online de Gerenciamento de Resíduos Industriais (inscreva-se aqui)

Voltado para engenheiros, gestores ambientais, funcionários públicos e estudantes, o curso tem o objetivo de apresentar o detalhamento dos processos que compõem o gerenciamento dos Resíduos gerados na indústria destacando-se a elaboração do inventário de Resíduos Sólidos e todas as etapas da gestão dos resíduos.

Quando: 30 de setembro de 2021, das 9h às 12h 

Instrutora: Priscila Bolcchi – Engenheira, Professora em cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental e Perita Ambiental. 

CURSOS DE OUTRUBRO 

Curso Online de Modelagem Hidráulica para Sistemas de Abastecimento de Água utilizando GISWATER – Softwares Livres Integrados (EPANET, QGIS e PostgreSQL) (Inscreva-se aqui)

Quando: 04 a 07 de outubro de 2021, das 13h às 17h, e 08 de outubro de 2021, das 8h às 17h

Para investimento, inscrições e outras informações, acesse aqui. 

 

 

 

1 Comentário em ABES-SP: confira os cursos online com inscrições abertas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.